Características de carcaça e constituintes não-carcaça de ovinos alimentados com subproduto de urucum
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3293Palavras-chave:
Alimento alternativo, Coproduto, Cortes comerciais, Morfometria da carcaça.Resumo
O subproduto do urucum é proveniente do pó-corante que recobre o pericarpo da semente; depois do processamento, entre 94 e 98% do produto original e considerado subproduto. O objetivo do estudo foi avaliar o nível crescente de inclusão do subproduto do urucum sobre os componentes do peso corporal de ovinos. Trinta e dois ovinos machos, não castrados, com peso vivo incial de 23,17 ± 1,45 kg, sem raça definida, foram casualizados em quatro tratamentos (0, 100, 200 e 300 g kg?1 de subproduto do urucum na matéria seca da dieta). A adição de 300 g kg?1 subproduto do urucum provocou efeito linear negativo (P < 0,05) sobre o peso da carcaça quente (kg) e fria (kg). A elevação do nível de subproduto de urucum resultou em comportamento linear negativo (P < 0,05) para o peso da paleta (kg), peso da perna (kg), índice de compacidade da carcaça (kg cm?1), peso do fígado (kg) e peso da pele (kg). A inclusão do subproduto do urucum acima de 200 g kg?1 da matéria seca da dieta de ovinos não afeta os componentes do peso corporal de ovinos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.