Consumo, digestibilidade dos nutrientes, produção e composição do leite de vacas alimentadas com silagens do resíduo úmido de cervejaria

Autores

  • Leiliane Cristine de Souza Instituto Federal do Paraná
  • Maximiliane Alavarse Zambom Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudete Regina Alcalde Universidade Estadual de Maringá
  • Tatiane Fernandes Universidade Federal de Lavras
  • Deise Dalazen Castagnara Universidade Federal do Pampa
  • Ana Claudia Radis Instituto Federal do Paraná
  • Sérgio Mangano de Almeida Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Paula Possamai Universidade Estadual de Maringá
  • Michele Pasqualoto Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p1069

Palavras-chave:

Digestibilidade, Nitrogênio ureico no leite, Produção de leite, Qualidade do leite, Resíduo de cerveja, Subprodutos agroindustriais.

Resumo

Objetivou-se avaliar a inclusão do farelo de trigo (FT), casca do grão de soja (CGS) ou milho moído (MM) na ensilagem do resíduo úmido de cervejaria (RUC), e seus efeitos sobre o consumo e a digestibilidade da matéria seca e dos nutrientes, bem como, sobre a eficiência, produção e composição do leite de vacas da raça Holandês. Foram utilizadas quatro vacas da raça Holandês, multíparas, com produção média de 28 litros/dia, distribuídas no delineamento em quadrado latino (4x4), com quatro períodos experimentais de 21 dias e quatro silagens. As vacas foram alimentadas com dietas compostas por feno de Tifton 85, silagens do RUC e ração concentrada. Os tratamentos consistiram de silagem do RUC (SRUC), silagem do RUC com FT (SRFT), CGS (SRCGS) ou MM (SRMM). As dietas não interferiram no peso corporal dos animais. As inclusões do FT ou MM, na ensilagem do RUC, proporcionaram maiores consumos de matéria seca e matéria orgânica das dietas SRFT e SRMM. As maiores digestibilidades da matéria seca, orgânica, fibra em detergente neutro e proteína bruta foram observadas nas dietas SRCGS e SRMM. A produção diária, a produção corrigida para 3,5 % de gordura e a composição do leite não foram alteradas pelas dietas. Para o nitrogênio ureico no leite a dieta SRMM apresentou menor concentração, acima da variação considerada adequada. A inclusão da CGS ou MM, na ensilagem do RUC, aumenta a digestibilidade da matéria seca e dos nutrientes, no entanto, o uso de aditivos nutrientes com alto teor de matéria seca não altera a produção, a eficiência ou a composição do leite de vacas da raça Holandês.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leiliane Cristine de Souza, Instituto Federal do Paraná

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil. 

Maximiliane Alavarse Zambom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil. 

Claudete Regina Alcalde, Universidade Estadual de Maringá

Profª, Departamento de Zootecnia, UEM, Programa de Pós Graduação em Zootecnia, Maringá. PR, Brasil. 

Tatiane Fernandes, Universidade Federal de Lavras

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil. 

Deise Dalazen Castagnara, Universidade Federal do Pampa

Profª, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Ana Claudia Radis, Instituto Federal do Paraná

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Sérgio Mangano de Almeida Santos, Universidade Estadual de Maringá

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil. 

Ana Paula Possamai, Universidade Estadual de Maringá

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Michele Pasqualoto, Instituto Federal do Paraná

Discente do Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Souza, L. C. de, Zambom, M. A., Alcalde, C. R., Fernandes, T., Castagnara, D. D., Radis, A. C., Santos, S. M. de A., Possamai, A. P., & Pasqualoto, M. (2016). Consumo, digestibilidade dos nutrientes, produção e composição do leite de vacas alimentadas com silagens do resíduo úmido de cervejaria. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 1069–1080. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p1069

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3