Características estruturais e composição bromatológica de capim tifton 85 sob doses de nitrogênio e idades de rebrota
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2067Palavras-chave:
Biomassa, Lotação, Manejo, Pastejo, Persistência, Qualidade das forrageiras.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de cinco doses de nitrogênio (N) em duas idades de rebrota no capim Tifton 85 (Cynodon spp.) sobre as características estruturais, produtivas e na composição bromatológica. O experimento foi instalado no campo de produção de feno da UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 5x2, sendo cinco doses de nitrogênio (0, 25, 50, 75 e 100 kg ha-1) aplicados em cada corte, aplicadas na forma de uréia, duas idades de rebrota (28 e 35 dias) com quatro repetições e quatro cortes. As doses de nitrogênio promoveram alterações nas características estruturais das plantas, como maior altura do dossel, comprimento de colmo, taxa de alongamento das folhas e produção de MS. A maior eficiência de utilização de N ocorreu na dose de 25 kg N ha-1 corte-1, com 13,79 kg de MS kg-1 de N aplicado na idade de rebrota de 35 dias. Na composição bromatológica a dose de 100 kg N ha-1 corte-1 promoveu maior teor de proteína bruta na idade de 28 dias, sendo que a maior concentração ocorreu no quarto corte (208,2 g kg-1 MS) e a menor no segundo corte (140,12 g kg-1 MS). Os teores médios considerando os quatro cortes de proteína bruta e lignina foram de 175,85 e 104,33 g kg-1 MS aos 28 dias e de 164,45 e 118,65 g kg-1 MS aos 35 dias de intervalo de corte, respectivamente. Não houve diferenças entre idades na concentração de matéria mineral e de fibra em detergente ácido. A grande variação de precipitação (superior a 200 mm entre o mês com maior e menor precipitação) influenciou na produção de MS e na produção total de PB por corte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.