Índices de desempenho zootécnico e econômico de sistemas de produção de leite com diferentes níveis tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p485Palavras-chave:
Análise de rentabilidade, Custo de produção, Índices de referência, Lucratividade, Pecuária leiteira.Resumo
Objetivou-se estimar índices de desempenho zootécnico e econômico de referência, analisar a influência de diferentes níveis tecnológicos sobre a rentabilidade da atividade leiteira e identificar os componentes que exerceram maiores representatividades sobre o custo total e operacional efetivo. Foram analisados 38 indicadores de tamanho, zootécnico e econômico de 61 sistemas de produção de leite, localizados em Minas Gerais e Rio de Janeiro, agrupados em função de três níveis tecnológicos. Os dados foram coletados durante o período de janeiro de 2002 a dezembro de 2011. Adotou-se a estrutura do custo operacional e do custo total como metodologia para apuração dos custos. Os resultados foram comparados pelo teste de ANOVA (distribuição normal), complementado pelo teste LSD, e pelo teste de Kruskal-Wallis (distribuição não normal), também complementado pelo teste LSD. A estratificação dos sistemas de produção em função do nível tecnológico pareceu não ser um bom critério para ser utilizado quando se deseja realizar comparações entre grupos distintos de produtores, evidenciado pela ausência de significância estatística (P>0,05) na comparação de índices de tamanho e zootécnico entre os grupos baixo e médio nível tecnológico. Os produtores de alto nível tecnológico fizeram investimentos sem as devidas análises de retorno sobre o investimento e risco. Os itens componentes do custo total e operacional efetivo que exerceram maiores representatividades foram, em ordem decrescente, alimentação e mão de obra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.