Características de carcaça e de carne de cordeiros alimentados com dietas contendo diferentes genótipos de cynodon
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2563Palavras-chave:
Forragem, Ovinos, Rendimento de carcaça, Sistema de criação, Confinamento.Resumo
Objetivou-se avaliar a morfometria corporal e as características qualitativas das carcaças e da carne de cordeiros terminados em confinamento, alimentados com feno de genótipos de Cynodon: Jiggs, Vaquero, Tifton 68, Coast-Cross, Tifton 85 e Russel. As dietas apresentaram relação volumoso: concentrado de 60:40 para todos os níveis de desempenho. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com 6 tratamentos e 5 animais por tratamento, distribuídos aleatoriamente de acordo com o peso corporal. Não houve diferença significativa para o peso de abate, rendimento de carcaça quente e músculo, com valores médios de 33,67 kg, 42,74 e 53,20%, respectivamente. Houve diferença significativa para o perímetro torácico e comprimento de carcaça, onde, os animais do tratamento Jiggs, apresentaram maiores medidas in vivo (78,40 e 67,60 cm, respectivamente). Para o perímetro de perna, as carcaças referentes aos tratamentos Russel e Vaquero apresentaram menor medida. Cordeiros suplementados com feno de Cynodon apresentaram potencial para produção de carcaças e carne de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.