Características de carcaça e de carne de cordeiros alimentados com dietas contendo diferentes genótipos de cynodon
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2563Palavras-chave:
Forragem, Ovinos, Rendimento de carcaça, Sistema de criação, Confinamento.Resumo
Objetivou-se avaliar a morfometria corporal e as características qualitativas das carcaças e da carne de cordeiros terminados em confinamento, alimentados com feno de genótipos de Cynodon: Jiggs, Vaquero, Tifton 68, Coast-Cross, Tifton 85 e Russel. As dietas apresentaram relação volumoso: concentrado de 60:40 para todos os níveis de desempenho. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com 6 tratamentos e 5 animais por tratamento, distribuídos aleatoriamente de acordo com o peso corporal. Não houve diferença significativa para o peso de abate, rendimento de carcaça quente e músculo, com valores médios de 33,67 kg, 42,74 e 53,20%, respectivamente. Houve diferença significativa para o perímetro torácico e comprimento de carcaça, onde, os animais do tratamento Jiggs, apresentaram maiores medidas in vivo (78,40 e 67,60 cm, respectivamente). Para o perímetro de perna, as carcaças referentes aos tratamentos Russel e Vaquero apresentaram menor medida. Cordeiros suplementados com feno de Cynodon apresentaram potencial para produção de carcaças e carne de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.