Comportamento ingestivo de novilhas Nelore em pastejo recebendo suplemento a base de própolis ou monensina sódica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p2047Palavras-chave:
Ócio, Pastejo, Ruminação, Suplementação.Resumo
Avaliou-se o efeito dos aditivos a base de própolis e monensina sódica sobre o comportamento ingestivo (pastejo – PAS, ruminação deitado – RDE, ruminação em pé – RPE, ruminação – RU, ócio deitado – ODE, ócio em pé – OPE, ócio – OC, andando – AND, postura em pé – PE, postura deitado – DE e consumo de suplemento e água – CSA) de novilhas em pastejo de capim Tifton 85. Os tratamentos avaliados foram: ausência de aditivo (AAD); própolis – PRO (33,24 mg animal-1 de flavonóides totais em apigenina); e monensina sódica – MON (100 mg animal-1). Foram utilizadas cinco novilhas tratamento-1 para o ensaio do comportamento ingestivo durante 12 horas de avaliação total por dia, o qual foi dividido em três períodos de avaliação. Foi utilizado um delineamento em fatorial 3 x 3 para avaliação do comportamento ingestivo em função dos períodos de avaliação. Foram utilizados três piquetes de 2,9 hectares de capim Tifton 85. Os aditivos e o suplemento mineral (50 g animal-1) foram veiculados juntamente com 200 g de grão de milho moído fornecido às 17 horas. Para todas as atividades dos comportamentos ingestivo foram observados o efeito de período sobre os tempos despendidos nas diferentes atividades. As atividades de PAS e CSA foram maiores no terceiro período avaliado (15horas às 19horas) em relação ao primeiro período (7horas às 11horas). Para a atividade OC e DE, foi observado maior tempo expresso em minutos para as novilhas do tratamento com PRO no período das 7horas às 11horas, em relação aos demais tratamentos (AAD e MON). Desta maneira, conclui-se que a utilização de aditivo a base de própolis possibilita a substituição a monensina sódica para novilhas mantidas a pasto sem alterar o comportamento ingestivo além de propiciar maior período ócio durante o dia sem alterar o desempenho animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.