Avaliação do teor de fibra em detergente neutro e ácido por meio de diferentes procedimentos aplicados às plantas forrageiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1533Palavras-chave:
Carboidrato, Celulose, Fibra alimentar, Forrageiras.Resumo
Objetivou-se avaliar o teor de fibra em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA) dos capins Marandu, Humidicola; Massai e Mombaça obtidos por três procedimentos diferentes, sendo o método convencional (CON), o Filter Bag Technique da Ankom® (FBT) e o adaptado pela EMBRAPA (EMB). As plantas forrageiras foram obtidas de pastagens implantadas a três anos, no período de setembro na região Sudoeste do Mato Grosso. Foram realizadas três baterias (corridas) de cada procedimento (metodologia) para a determinação da FDN e da FDA das diferentes forrageiras. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado com três repetições de cada forrageira para cada metodologia nas diferentes baterias. A análise estatística das variáveis estudadas foi interpretada por meio de análise de variância e as diferenças obtidas foram analisadas por meio de teste de Tukey, considerando 5% de significância. Foi observado que os diferentes procedimentos (CON, FBT e EMB) de determinação do teor FDN não diferiram entre si para as diferentes plantas forrageiras avaliadas, com valores médios de 78,61% e 74,96% para os Capins Marandu e Humidicola, respectivamente e de 76,78% e 73,08% para os Capins Massai e Mombaça, respectivamente. O teor de FDA obtido pelos diferentes procedimentos (CON, FBT e EMB) não apresentaram diferença entre si, com valores médios de 50,95% e 44,86% para os capins Marandu e Humidicola, respectivamente e de 52,21% e 51,56% para os cultivares do gênero Panicum, respectivamente Massai e Mombaça. Assim, conclui-se que os teores de fibra em detergente neutro e ácido dos capins Marandu, Humidicola; Massai e Mombaça podem ser determinados pelo procedimento adaptado pela EMBRAPA, uma vez que este não diferiu em relação a metodologia convencional e a do Filter Bag Technique da Ankom®, além de apresentar menor gasto de reagentes e consequentemente menor custo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.