Análise gráfica dos cartazes do Vestibular da UEL do período de 2003 a 2016

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p131

Palabras clave:

Design gráfico, Cartaz, Sintaxe visual

Resumen

Este artigo apresenta uma análise da composição visual dos cartazes do vestibular da Universidade Estadual de Londrina. Considerou as peças desenvolvidas pelos alunos do curso de Design Gráfico da mesma instituição, com o objetivo de ressaltar a importância do conhecimento e domínio dos fundamentos básicos do Design para a construção de mensagens visuais e identificar elementos pregnantes para o fortalecimento da identidade visual da Universidade. Utilizou como diretriz os fundamentos do Design elencados por Lupton (2014). Buscou compreender a importância desta iniciativa para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos participantes e registrar o acervo considerando sua devida importância histórica para o design regional.

Biografía del autor/a

Fátima Regina Garcia, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Direção de Arte Multimídia pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná (2016). Atualmente é Analista de Marketing/Designer na Holding Dela Foods.

Rogério Zanetti Gomes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Professor do  Departamento de Design da Univesidade Estadual de Londrina. 

Citas

BERTOMEU, João V. C. Criação na redação publicitária. São Paulo: Mercado de Ideias, 2006.

BOTELHO, Beatriz. COPS divulga layout do Vestibular 2017. Agência UEL de Notícias, LONDRINA, 1 jul. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/ index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_N_Texto= 23098&FWS_Cod_Categoria=2. Acesso em: 2 nov. 2016.

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão 4.0). 3. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

CEZAR, Juliano Carlos Plaça; MARCONDES, Martha Aparecida Santana (Org.). Uma universidade em evolução. Londrina: UEL, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/ proplan/portal/pages/arquivos/daai/uma_universidade_em_evolucao.pdf. Acesso em: 7 jan. 2016.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escrituras, 2009.

HERSCHMANN, Micael Maiolino; PEGORARO, Everli; FERNANDES, Cíntia Sanmartin. Steampunk e retrofuturismo: reflexos de inquietações sociotemporais contemporâneas. CMC: Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, Ano 10, n.28, p.209-228, Maio/ago. 2013.

HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do Design. 3. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

MEGGS, Phillip B.; PURVIS, Alston W. História do Design Gráfico. 4. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

MOLES, Abraham. O cartaz. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1974.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

UEL. Coordenadoria de Processos Seletivos -COPS. Cartazes dos Vestibulares UEL desde 1991. Disponível em: http://www.cops.uel.br/vestibular/cartazes/. Acesso em: 20 mar. 2015.

UEL. Coordenadoria de Processos Seletivos. Inscrições do Vestibular 2017 começam em 11 de agosto. Agência UEL de Notícias, LONDRINA, 21 jul. 2016a. Disponível em: http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=23229. Acesso em: 10 fev. 2017.

UEL. Normas para uso da Marca-Símbolo. Disponível em: http://www.uel.br/ marcasimbolo>. Acesso em: 3 jan. 2016.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Bookman: Porto Alegre, 2012.

Publicado

2017-07-11

Cómo citar

Garcia, F. R., & Gomes, R. Z. (2017). Análise gráfica dos cartazes do Vestibular da UEL do período de 2003 a 2016. Projetica, 8(1), 131–151. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p131

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a