Fundamentos e diretrizes do Design e estratégias de ensino-aprendizagem para materiais didáticos voltados a crianças com TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49575

Palavras-chave:

TDAH, ensino-aprendizagem, design universal para a aprendizagem, design da informação

Resumo

Este artigo aborda a temática da educação para crianças com TDAH e as contribuições do Design na elaboração de materiais didáticos para este público. Trata-se se um estudo exploratório, fundamentado em princípios e diretrizes do Design Universal para a Aprendizagem, do Design da Informação e em estratégias de ensino-aprendizagem. Tem como principal objetivo, mapear contribuições das áreas mencionadas à representação gráfica informacional, no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com TDAH. A partir dos fundamentos teóricos levantados, as informações foram sintetizadas, estruturadas em uma matriz e comparadas. Com isso, foi possível identificar consonâncias e complementaridades entre as áreas pesquisadas. Os resultados obtidos foram organizados, de modo a se mapear contribuições à representação gráfica no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com TDAH.

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Biografia do Autor

Fernanda Pozza da Costa, Universidade da Região de Joinville

Graduada em Design com habilitação em Programação Visual (2002, Univille - Joinville/SC), possui especialização em Marketing (2008, Unifae - Curitiba/PR) e mestrado em Design de Sistemas de Informação (2012, UFPR - Curitiba/PR). Professora e pesquisadora na Universidade da Região de Joinville, para os cursos de graduação em Design e Artes Visuais. Entre as disciplinas ministradas estão Projeto de Imagem e Fotografia; Marketing; Design da Informação; Projeto de Programação Visual III (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC), Fotografia e Arte, Gestão Estratégica do Design, Branding, Design de Negócios, Design da Informação, e Design Instrucional e Sistemas de Orientação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Fotografia, Ergonomia Visual, Design da Informação e Design Universal para a Aprendizagem. Atualmente, doutoranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde desenvolve pesquisa voltada ao Design e Educação, com foco no ensino-aprendizagem de crianças com TDAH.

Ricardo Triska, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia de Produção (Área de concentração Ergonomia) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Pozza da Costa, F., & Triska, R. (2024). Fundamentos e diretrizes do Design e estratégias de ensino-aprendizagem para materiais didáticos voltados a crianças com TDAH . Projetica, 15(2), 1–26. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49575

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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