Fundamentos e diretrizes do Design e estratégias de ensino-aprendizagem para materiais didáticos voltados a crianças com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49575Palavras-chave:
TDAH, ensino-aprendizagem, design universal para a aprendizagem, design da informaçãoResumo
Este artigo aborda a temática da educação para crianças com TDAH e as contribuições do Design na elaboração de materiais didáticos para este público. Trata-se se um estudo exploratório, fundamentado em princípios e diretrizes do Design Universal para a Aprendizagem, do Design da Informação e em estratégias de ensino-aprendizagem. Tem como principal objetivo, mapear contribuições das áreas mencionadas à representação gráfica informacional, no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com TDAH. A partir dos fundamentos teóricos levantados, as informações foram sintetizadas, estruturadas em uma matriz e comparadas. Com isso, foi possível identificar consonâncias e complementaridades entre as áreas pesquisadas. Os resultados obtidos foram organizados, de modo a se mapear contribuições à representação gráfica no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com TDAH.
Downloads
Referências
CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 2.2. 2018. Disponível em: http://udlguidelines.cast.org. Acesso em: 20 jul. 2023.
DUARTE, Thayla B.; BORGES, Vanessa M.; PADOVANI, Rafael M. C.; ROCHA, Túlio C. C.; FERREIRA, Larissa T. V.; KALIL, José H. TDAH: atualização dos estudos que trazem diagnóstico e terapêutica baseado em evidências. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, Cianorte, PR, v. 35, n. 2, p. 66-72, jun./ago. 2021.
DUPAUL, George J., STONER, Gary. TDAH nas escolas: estratégias de avaliação e intervenção. São Paulo: M. Books do Brasil, 2007.
FARAONE, Stephen V.; BANASCHEWSKI, Tobias; COGHILL, David; ZHENG, Yi; BIEDERMAN, Joseph; BELLGROVE, Mark A.; WANG, Yufeng. The World Federation of ADHD International Consensus Statement: 208 Evidence-based conclusions about the disorder. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, Oxford, GB, v. 128, p. 789–818, 2021. DOI: 10.1016/j.neubiorev.2021.01.022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S014976342100049X?via%3Dihub. Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2021.01.022
FREIRE, Antonio Carlos Cruz; PONDÉ, Milena Pereira. Estudo piloto da prevalência de TDAH entre crianças escolares na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, SP, v. 63, n. 2, p. 474-478, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anp/a/ZQz43jJ53ZrFbwHbNNMgB5K/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2005000300020
GARCIA, Denise Fiuzza; RÊGO, Gabriel Gaudencio do. As funções executivas em alunos com transtorno do TDAH na educação básica. Núcleo do Conhecimento, São Paulo, SP, ano 5, ed. 1, v. 10, p. 24-56, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/funcoes-executivas. Acesso em: 21 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/funcoes-executivas
HAVEY, Michael J. A comparison of Dutch and US teachers’ perceptions of the incidence and management of ADHD. School Psychology International, London, v. 28, n. 1, p. 46-52, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/0143034307075679
HAVEY, Michael J.; OLSON, Julie M.; MCCORMICK, Christine; CATES, Gary L. Teachers’ perceptions of the incidence and management of attention-deficit hyperactivity disorder. Applied Neuropsychology, London, v. 12, n. 2, p. 120-127, 2007. DOI: https://doi.org/10.1207/s15324826an1202_7
HORN, Robert E. Information design: emergence of a new profession. In: JACOBSON, R. (org.). Information design. Massachusetts: The MIT Press, p. 15-33, 2000.
JACOBSON, Robert. Introduction: why information design matters. In: JACOBSON, Robert (org.). Information design. Massachusetts: The MIT Press, 2000. p. 1-10.
JOU, Graciela Inchausti de; AMARAL, Bruna; PAVAN, Carolina R.; SCHAEFER, Luiziana Souto; ZIMMER, Marilene. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v. 23, p. 29-36, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/Q4GXdJzTPvBdgwjwNZv8mrw/?lang=pt. Acesso em: 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000100005
LACOSTA, Angel M. C. La resolución de problemas aritmético verbales por alumnos con Déficit de Atención con Hiperactvidade (TDAH). 2005. Tesis (Doctorat en Didàctica de Matemàtiques i Ciències Experimentals) - Universitat de Barcelona, Barcelona, 2005. Disponível em: https://www.tdx.cat/handle/10803/1311;jsessionid=82C79ABF6F59E49203B150709E743989#page=1. Acesso em: 15 jul. 2023.
LAWRENCE, Kay; ESTRADA, Robin Dawson; MCCORMICK, Jessica. Teachers' experiences with and perceptions of students with attention deficit/hyperactivity disorder. Journal of Pediatric Nursing, Philadelphia, Pa, v. 36, p. 141-148, Sep. /Oct. 2017. Disponível em: https://www.pediatricnursing.org/article/S0882-5963(16)30508-5/abstract. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2017.06.010
LIPTON, Ronnie. The practical guide to information design. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2007.
MALAMED, Connie. Visual language for designers: principles for creating graphics people understand. Beverly, MA: Rockport, 2009.
MARIUSSI, Madalene Isabel; GISI, Maria Lourdes; EYNG, Ana Maria. A escola como espaço para efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 22, n. 3, p. 443-454, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sFXWwtHPshmPwhDbg4bZxtj/. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300010
MAYES, Susan D.; CALHOUN, Susan L. Frequency of reading, math, and writing disabilities in children with clinical disorders. Learning and Individual Differences, Greenwich, Conn, v. 16, n. 2, p. 145-157, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1041608005000415?via%3Dihub. Acesso em: 14 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2005.07.004
MAYES, Susan D.; CALHOUN, Susan L. Learning, attention, writing, and processing speed in typical children and children with ADHD, autism, anxiety, depression, and oppositional-defiant disorder. Child Neuropsychology, Lisse, NE, v. 13, n. 6, p. 469-93, 2007. DOI: 10.1080/09297040601112773. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17852125/. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/09297040601112773
MAYES, Susan D.; CALHOUN, Susan L.; CROWELL, Errin W. Learning disabilities and ADHD: overlapping spectrum disorders. Journal of Learning Disabilities, Thousand Oaks, v. 33, n. 5, p. 417-424, 2000. DOI: https://doi.org/10.1177/002221940003300502 DOI: https://doi.org/10.1177/002221940003300502
ALBA-PASTOR, Carmen; SÁNCHEZ-SERRANO, José Manuel; DEL RÍO, Ainara Zubillaga. DUA: diseño universal para el aprendizaje. Documento adaptado a la versión 2018. Madrid: Edelvives, 2018. Disponível em: https://www.educadua.es/doc/dua/Si%CC%81ntesis-Pautas%20DUA-Adaptado-V-2018.pdf. Acesso em: 3 mar. 2022.
PETTERSSON, Rune. Information design: an introduction. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 2002. DOI: https://doi.org/10.1075/ddcs.3
PETTERSSON, Rune. It depends: principles and guidelines. IIID Public Library. Tullinge: Institute for Infology, 2015. Disponível em: https://www.iiid.net/rune-pettersson-it-depends/. Acesso em: 20 abr. 2022.
POETA, Lisiane S.; ROSA NETO, Francisco. Estudo epidemiológico dos sintomas do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e transtornos de comportamento em escolares da rede pública de Florianópolis usando EDAH. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, SP, v. 26, n. 3, p. 150-155, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/NQ4qtTT9GzQpyBw5skfJkGv/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462004000300004
RASMUSSEN, Fernanda de Souza; SILVA, Rosemeire da Costa; NEIX, Carine da Silva Vieira. O ensino e a atividade estruturada para a aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 30, n. 31, jul./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a08 DOI: https://doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a08
ROHDE, Luís Augusto. Transtorno de déficit de atenção hiperatividade: o que é? Como ajudar? Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
ROHDE, Luís Augusto; DORNELES, Beatriz Vargas; COSTA, Adriana Corrêa. Intervenções escolares no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. In: ROTTA, Newra T.; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudmar dos Santos (ed.). Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006. v. 2, p. 365-374.
ROSE, David; MEYER, Anne. Teaching every student in the digital age: universal design for learning. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 2002.
ROTTA, Newra T.; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudmar dos Santos (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Grupo A, 2016. E-book.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o desenho universal para a aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, SP, v. 4, n. 26, out. /dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/. Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas: TDAH, desatenção, hiperatividade e impulsividade. 4. ed. São Paulo: Globo, 2014.
SBDI-SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. Definições. Brasil: SBDI, 2020. Disponível em: http://www.sbdi.org.br/definicoes. Acesso em: 4 fev. 2022.
ZENTALL, Sydney S. ADHD and education: foundations, characteristics, methods, and collaboration. Upper Saddle River: Pearson, 2006.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 47, e233730, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XrThMT5Hhn6D9CSqcn3HHSM/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147233730
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Pozza da Costa, Ricardo Triska
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.