A criação do conceito visual de um automóvel de uso comum proposto para o contexto dos Track Days

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.48540

Palavras-chave:

Track Day, automobilismo, conceito visual

Resumo

Os Track Days são eventos automobilísticos recreativos advindos da ressignificação da função do carro, que visam proporcionar ao público interessado a experiência de dirigir um carro comum em um autódromo profissional. Este artigo tem como objetivo mostrar que a incorporação dos anseios do público alvo no projeto de design de um veículo voltado para Track Days pode sustentar a concepção do conceito visual. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma revisão bibliográfica e um experimento pautado no Método MD3E com aplicações de questionários. O resultado revelou que aspectos relativos à tipologia hatchback, à simplicidade, à compacidade, à agressividade e às linhas esportivas da marca preferencial dos praticantes são fundamentais para o desenvolvimento do conceito visual do design do automóvel.

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Biografia do Autor

Iara Sousa Castro, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Ergonomia pela Universite´ Victor Segalen – Bordeaux II. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia e docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. 

Isabela Carvalho Lana Grossi, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduanda em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). No início da jornada acadêmica, atuou como bolsista em projeto de pesquisa voltado para a criação de projetos conceituais automotivos no Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia - CPqD. Atualmente, explora o campo de pesquisa em design de produção e cultura de massa.

Higor de Souza Holzmeister, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduado em Design de Produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atuou como bolsista em projetos de extensão e pesquisa voltados para áreas como desenvolvimento de próteses e criação de projetos conceituais automotivos no Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia - CPqD, além de projetos pessoais para concursos e portfólio. Atualmente trabalho como designer automotivo e também atuo em projetos como artista de VFX/CGI.

Samuel Methner Baldin, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduado em Design de produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atuou como bolsista em projetos de extensão e pesquisa voltados para áreas como desenvolvimento de próteses e hand bike no Centro de Pesquisa  em Design e Ergonomia - CPqD, além de projetos pessoais para concursos e portfólio. Especialista em Gestão de projetos pela PUC Minas. Atua no campo de eventos de incentivo e branding.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Sousa Castro, I., Carvalho Lana Grossi, I., de Souza Holzmeister, H., & Methner Baldin, S. (2024). A criação do conceito visual de um automóvel de uso comum proposto para o contexto dos Track Days. Projetica, 15(3), 1–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.48540

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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