La creación del concepto visual de un automóvil de uso común propuesto para el contexto de los Track Days

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.48540

Palabras clave:

Track Day, automovilismo, concepto visual

Resumen

Los Track Days son eventos automovilísticos recreativos que surgen de la redefinición de la función del automóvil, que tienen como objetivo brindar al público interesado la experiencia de conducir un automóvil común en una pista de carreras profesional. Este artículo tiene como objetivo mostrar que la incorporación de los deseos del público objetivo en el proyecto de diseño de un vehículo destinado a Track Days puede apoyar la concepción del concepto visual. Como procedimientos metodológicos se realizó una revisión bibliográfica y un experimento basado en el Método MD3E con aplicaciones de cuestionarios. El resultado reveló que los aspectos relacionados con la tipología hatchback, la sencillez, la compacidad, la agresividad y las líneas deportivas de la marca preferida de los practicantes son fundamentales para el desarrollo del concepto visual del diseño del auto.

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Biografía del autor/a

Iara Sousa Castro, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Ergonomia pela Universite´ Victor Segalen – Bordeaux II. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia e docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. 

Isabela Carvalho Lana Grossi, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduanda em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). No início da jornada acadêmica, atuou como bolsista em projeto de pesquisa voltado para a criação de projetos conceituais automotivos no Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia - CPqD. Atualmente, explora o campo de pesquisa em design de produção e cultura de massa.

Higor de Souza Holzmeister, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduado em Design de Produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atuou como bolsista em projetos de extensão e pesquisa voltados para áreas como desenvolvimento de próteses e criação de projetos conceituais automotivos no Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia - CPqD, além de projetos pessoais para concursos e portfólio. Atualmente trabalho como designer automotivo e também atuo em projetos como artista de VFX/CGI.

Samuel Methner Baldin, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduado em Design de produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atuou como bolsista em projetos de extensão e pesquisa voltados para áreas como desenvolvimento de próteses e hand bike no Centro de Pesquisa  em Design e Ergonomia - CPqD, além de projetos pessoais para concursos e portfólio. Especialista em Gestão de projetos pela PUC Minas. Atua no campo de eventos de incentivo e branding.

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Publicado

2024-12-26

Cómo citar

SOUSA CASTRO, Iara; CARVALHO LANA GROSSI, Isabela; DE SOUZA HOLZMEISTER, Higor; METHNER BALDIN, Samuel. La creación del concepto visual de un automóvil de uso común propuesto para el contexto de los Track Days. Projetica, Londrina, v. 15, n. 3, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.48540. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/48540. Acesso em: 28 abr. 2025.

Número

Sección

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia