The creation of the visual concept of an ordinary car proposed for Track Days racing events

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.48540

Keywords:

Track Day, automobile, visual concept

Abstract

Track Days are recreational automobile racing events arising from the redefinition of a car role that aim to provide to the audience the experience of driving an ordinary car on a professional racetrack. This article aims to show that the incorporation of the target audience's desires in the design project of a vehicle aimed at Track Days can support its visual concept. As methodological procedures, a bibliographic review and an experiment based on the MD3E Method with questionnaires applications were caried out. The result revealed that aspects related to the hatchback typology, simplicity, compactness, aggressiveness and the sports lines of the preferred brand of practitioners are fundamental for the development of the visual concept of the car's design.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Iara Sousa Castro, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Ergonomia pela Universite´ Victor Segalen - Bordeaux II. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia e docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. 

Isabela Carvalho Lana Grossi, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduanda em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). No início da jornada acadêmica, atuou como bolsista em projeto de pesquisa voltado para a criação de projetos conceituais automotivos no Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia - CPqD. Atualmente, explora o campo de pesquisa em design de produção e cultura de massa.

Higor de Souza Holzmeister, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduado em Design de Produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atuou como bolsista em projetos de extensão e pesquisa voltados para áreas como desenvolvimento de próteses e criação de projetos conceituais automotivos no Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia - CPqD, além de projetos pessoais para concursos e portfólio. Atualmente trabalho como designer automotivo e também atuo em projetos como artista de VFX/CGI.

Samuel Methner Baldin, Universidade do Estado de Minas Gerais / Escola de Design

Graduado em Design de produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atuou como bolsista em projetos de extensão e pesquisa voltados para áreas como desenvolvimento de próteses e hand bike no Centro de Pesquisa  em Design e Ergonomia - CPqD, além de projetos pessoais para concursos e portfólio. Especialista em Gestão de projetos pela PUC Minas. Atua no campo de eventos de incentivo e branding.

References

ALMEIDA, R. Track Day: aprenda como levar seu carro de rua para as pistas. Papo de Homem, [s. l.], 16 nov. 2010. Disponível em: https://papodehomem.com.br/track-day-como-trocar-a-rua-pela-pista/#:~:text=Imagine%20um%20evento%20em%20que,os%20participantes%20de%20Track%20Days. Acesso em: 9 jun. 2021.

BARATA, Juliano. Como é participar de um Track Day?. Flat Out!, [s. l.], 8 abr. 2018. Disponível em: https://flatout.com.br/como-e-participar-de-um-track-day/. Acesso em: 9 jun. 2021.

BAUM, Jéssica. Os eventos automobilísticos em São Bento do Sul - SC como atrativos turísticos. 2013. 168 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.

BAXTER, Mike R. Projeto de produtos: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2000. 260 p.

CAPELLA, Daniel Mendes. Fórmula-1, de corridas de carro a eventos esportivos. 2010. 41f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.

CHOPINE, Ami. 3D art essentials: the fundamentals of 3d modeling, texturing, and animation. London: Routledge, 2011. 270 p. DOI: https://doi.org/10.4324/9780240814728

CBA - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO. Normas para prática de Track Day. Rio de Janeiro: CBA, 2023.

FUNK, Suzana; AYMONE, José Luís Farinatti. Proposta de diretrizes para processo criativo para o design virtual de embalagens. Design e Tecnologia, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 55-68, dez. 2010. Semestral. DOI: https://doi.org/10.23972/det2010iss02pp55-68

GALVÃO, Lucas Silva Rodrigues. Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day. 2018. 181 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

GAUDIOSO, Julio Cesar. De carros, motores e emoções: Museu do Automobilismo Brasileiro. 2014. 185f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Museologia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do sul, Porto Alegre, 2014.

GIARETA, Gustavo Henrique. Prestigio, afeto e consumo: representações do automóvel em anúncios publicitários. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

GOODYEAR. Track Day: Tudo o que você precisa saber antes de entrar no circuito. Go Quilómetros que contam, [s. l.], 11 nov. 2020. Semanal.

HENRY, Kevin. Drawing for product designers. Londres: Laurence King Publishing, 2012.

HSUAN-AN, Tai. Design conceitos e métodos. São Paulo: Blucher, 2017. 318 p.

IIDA, Itiro; GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia: projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2016. 850p.

JEOLÁS, Leila Sollberger. Arriscar a vida por uma corrida: risco e corridas ilegais de carros e motos. Interface, Botucatu, v.22, n.67. out./dez. 2018. Trimestral. DOI 10.1590/1807-57622017.0548. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0548

JULIÁN, Fernando; ALBARRACÍN, Jesús. Desenho para designers industriais. 2. ed. Lisboa: Estampa, 2005. 192 p.

LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2001.

MACHADO, A. P. A obsessão pelo automóvel. Jornal Folha de Londrina, Londrina, 6 maio 2001.

MELO, Victor A. O automóvel, o automobilismo e a modernidade no brasil (1891-1908). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008. Trimestral.

NIELSEN, Jakob. How many users in a usability study? [S.l.]: NN/g Nielsen Norman Group, 2012.

NISHINO, Hiroaki; TAKAGI, Hideyuki; CHO, Sung-Bae; UTSUMIYA, Kouichi. A 3D modeling system for creative design. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION NETWORKING, 15th., 2001, Oita. Proceedings [...]. Oita: ICOIN, 2001. DOI 10.1109/icoin.2001.905468.

OLIVEIRA José Clovis Pereira de; OLIVEIRA, Antonio Leonilde de; MORAIS, Francisco de Assis Marinho; SILVA, Gessione Morais da; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: CONEDU, 3., 2016, Campina Grande Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2016.

PHILLIPS, Peter L. Elementos essenciais do briefing. In: PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2015. cap. 3, p. 51-71. ISBN 978-8521209515.

QUINTANILHA, Sergio Robinson. O automóvel como não lugar: construindo um significado para o fetiche da mercadoria, do jornalismo esportivo ao jornalismo automotivo. Revista Alterjor, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 317-336, jul-dez. 2020. Semestral. DOI 10.11606/issn.2176-1507.v22i2p317-336. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p317-336

REIS, Marcos Roberto dos; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Painel semântico: revisão sistemática da literatura sobre uma ferramenta imagética de projeto voltada à definição estético-simbólica do produto. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 178-190, 2020. DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i1.893

SALES, Rosemary do Bom Conselho; MOTTA, Silvio Romero Fonseca; AGUILAR, Maria Teresa Paulino. O papel da Seleção de materiais na criação da identidade do produto pelo design. In: DE MORAES, D.; KRUCHEN, L. Cadernos de estudos avançados em design: identidade. 2. ed. Belo Horizonte: EDUEMG, 2016. cap. 7, p. 99-111. (Série).

SANTOS, Flávio A. N. V. MD3E (Método de Desdobramento em 3 Etapas): uma proposta de método aberto de projeto para uso no ensino de Design Industrial. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Engenharia de Produção e Sistemas, UFSC, Florianópolis, 2005.

SILVA, Antonio Felipe Galvão da. Pesquisa de marketing para a segmentação de público-alvo: estudo do comportamento, hábitos e preferências de usuários da informação em arte. 2003. 152 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

STEG, Linda. Car use: lust and must: Instrumental, symbolic and affective motives for car use. Transportation Research Part A: Policy and Practice, Groningen, Holanda, v. 39, ed. 2-3, p. 147-162, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2004.07.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2004.07.001

Published

2024-12-26

How to Cite

SOUSA CASTRO, Iara; CARVALHO LANA GROSSI, Isabela; DE SOUZA HOLZMEISTER, Higor; METHNER BALDIN, Samuel. The creation of the visual concept of an ordinary car proposed for Track Days racing events. Projetica, Londrina, v. 15, n. 3, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.48540. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/48540. Acesso em: 25 dec. 2025.

Issue

Section

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia