Tecnologia da Informação na indústria da Moda

Estratégias de Implementação de Business Intelligence (BI) no Sortimento de Produtos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.49458

Palavras-chave:

Inletigência de Negócio, Mix de produto, Moda

Resumo

A indústria da moda e vestuário, sempre em movimento, enfrenta desafios crescentes para melhorar eficiência, sustentabilidade e agilidade na resposta às demandas dos clientes. Esta pesquisa explora o potencial do business intelligence na indústria do vestuário, destacando sua aplicação cultural na definição e construção do sortimento de produtos. A análise e discussão é teórica, aborda os conceitos e a história do business intelligence, relacionando-os aos métodos tradicionais da indústria de vestuário, abordando lacunas que possam ser preenchidas a partir da aplicação da inteligência de negócio no levantamento de dados e informações, para propor melhorias na tomada de decisão na personalização dos produtos na hora de lançar uma nova coleção para o mercado. O estudo de abordagem qualitativo e descritivo, utiliza revisão assistemática na coleta de dados, resultando em retratar conceitos práticos, passíveis de aplicação nos processos de decisão sobre o mix de produtos nas empresas de vestuário e moda.

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Biografia do Autor

Flaica Wippel Pinheiro, UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Design do Vestuário e Moda - CEART/UDESC e membra do grupo de pesquisa da UDESC Design e Tecnologia, professora Drª Sandra Regina Rech. Especialista em Direção de Criação para Produto e Moda pela Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e Bacharela em Design com habilitação em Design Industrial pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Linha de pesquisa Design e Tecnologia do Vestuário. Atua com seguintes temas de pesquisa: Composição do mix de produtos de vestuário e sua aplicação como conhecimento prático em empresas na área do Design de produtos, vestuário e acessórios, conceitos da filosofia lean no desenvolvimento de produtos de moda e metodologias de modelagem tridimensional para confecção de produtos do vestuario e moda

Julio Monteiro Teixeira, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou parte de sua pesquisa por meio de um Doutorado Sanduíche na Universidade de Wuppertal (Alemanha) no departamento de Design Industrial. Possui Mestrado em Gestão de Design pela UFSC (2011) e é graduado em Design pela UDESC (2005). Atualmente, está realizando um programa de Pós-Doutorado na Academy of Art University (Califórnia) e é Professor Adjunto II na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lecionando no Curso de Design e nos Programas de Pós-Graduação em Design e Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC). Além disso, lidera o Grupo de Pesquisa: LEMME - Gestão Visual e Inovação Digital e é membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis. Anteriormente, trabalhou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), UNIVALI e UNIASSELVI, e como professor convidado e orientador em diferentes cursos de especialização e MBAs no país.

Profissionalmente, atuou como Líder de Crescimento Digital na Tekoa Informação e Conectividade por cerca de cinco anos. Possui mais de 12 anos de experiência em empreendedorismo, atuando em diversas capacidades, desde a propriedade de um escritório de design até a fundação de startups e consultorias empresariais, sempre integrando design, marketing e desenvolvimento de negócios. Também possui mais de 15 anos de experiência como professor em universidades e faculdades. Suas experiências geralmente envolvem estratégias de lançamento, experiência do cliente e do usuário (CX/UX) e consultoria em design. Nos últimos dez anos, concentrou-se em apoiar empresas de diferentes tamanhos, como Natura S.A (Brasil), IXL Center (EUA - Boston), NutsCo (EUA - Miami), TopTherm (EUA - Miami), Tropical Brasil (Brasil) e mais de 80 consultorias para PMEs. É autor do livro "Gestão Visual de Projetos: utilizando a informação para inovar" (2018 - Editora Alta Books).

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Pinheiro, F. W., & Monteiro Teixeira, J. (2024). Tecnologia da Informação na indústria da Moda: Estratégias de Implementação de Business Intelligence (BI) no Sortimento de Produtos. Projetica, 15(3), 1–37. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.49458

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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