Desenvolvimento de Personagens: a psicologia arquetípica como ferramenta de criação e concepção de personagens para uma série animada
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p09Palavras-chave:
Design de personagem, Psicologia arquetípica, Digital, Animação.Resumo
A partir do desejo inato de contar histórias, o homem segue para as representações de seu cotidiano através do desenho, das esculturas, entre outros meios que permitem a ele se expressar. Essa partilha se torna cada dia mais simples, devido ao desenvolvimento das tecnologias e o retorno destas para a comunicação. Com foco nas mídias passíveis do uso da animação digital, este estudo preza pelo uso deste recurso para o desenvolvimento de uma série animada para o público infantil. Neste estudo de caso, buscou-se descrever o processo de desenvolvimento de uma ficha guia, direcionada à concepção de personagens animados, com base na psicologia arquetípica, para os profissionais do DesignLab, laboratório vinculado ao Programa de Graduação e Pós-graduação em Design, da Universidade Federal de Santa Catarina. Como resultado se obteve a criação dos perfis psicológicos dos personagens que farão parte da série projetada pelo laboratório.
Downloads
Referências
BUGAY, Nataska. Os Gatunos. 2004. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Expressão Visual) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
CAMPOS, Flavio de. Roteiros de cinema e televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
JUNG. Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produções de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.
NESTERIUK, Sérgio. Dramaturgia da série de animação. São Paulo: Animatv, 2011.
SEEGMILLER, Don. Digital character painting using Photoshop CS3. Massachusetts: Charles River Media, 2008.
VOGLER. Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.