Moda e jogos eletrônicos imersivos
um estudo sobre o consumo de skins
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.50005Palavras-chave:
Moda, Metaverso, Consumo de skinsResumo
A indústria de videogames e o metaverso estão entrelaçados, levando marcas de diferentes produtos a explorarem novas formas de interação com o mercado. Este estudo investiga a percepção dos consumidores de skins sobre a participação de marcas de moda em jogos imersivos. Métodos qualitativos foram empregados, com entrevistas semiestruturadas de jogadores do Fortnite. Além de refletirem preferências estéticas, identificou-se que para serem adquiridas, as skins devem expressar identidade e conexões emocionais dos jogadores. A presença de marcas de moda no jogo é percebida positivamente pelos jogadores, que as consideram estrategicamente inteligentes, fortalecendo sua reputação dentro e fora do metaverso. Este estudo visa contribuir para o ajuste de estratégias de mercado para diferentes marcas de moda aproveitarem as oportunidades do metaverso para estabelecerem relações mais positivas com os consumidores, virtual e fisicamente, e ampliarem suas vendas.
Downloads
Referências
BARBOSA, Andressa. Conheça 10 marcas que já atuam no metaverso. Forbes, São Paulo, SP, 8 jan. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/4xzhsy97. Acesso em: 8 set. 2023.
BERIMBAU, Mauro Miguel Rodrigues. Advergames: comunicação e consumo de marcas. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, SP, 2010.
BRANDÃO, Marcelo. Moda no metaverso pode gerar US$ 25 bi anuais até 2030. Consumidor Moderno, São Paulo, SP, 8 fev. 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/2u4y5sd7. Acesso em: 7 ago. 2023.
CABANA, Rocio del Pilar López; PEREIRA, Jaiane Aparecida; GOUVÊA, Josiane Barbosa; AVELHAN, Bruna Liria; REINERT-DO-NASCIMENTO, Maurício. Dilemas sobre a ética na pesquisa qualitativa: discussões e implicações para a área da administração. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 10, n. 24, p. 233-252, 2022. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.401 DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.401
CAMACHO, Karla. O que é Skins? Proddigital Pop, [S. l.], 3 out. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/afn9amts. Acesso em: 18 ago. 2023.
CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alfa? Você S/A, São Paulo, SP, 10 fev. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/2ukw9wzv. Acesso em: 12 out. 2023.
CAUSIN, Juliana. Os planos do Decentraland para a próxima Semana de Moda no Metaverso. Época Negócios, Lisboa, 3 nov. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/3m2xp2ku. Acesso em: 5 ago 2023.
DE MIRANDA, Ana Paula; CASOTTI, Letícia Moreira; CHEVITARESE, Leandro P. Saia de homem como discurso de poder. dObra [s], Barueri, SP, v. 12, n. 26, p. 150-166, 2019. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.918
DENEGRI KNOTT, Janice; MOLESWORTH, Mike. Introduction to digital virtual consumption. In: DENEGRI KNOTT, Janice; MOLESWORTH, Mike (ed.). Digital virtual consumption. New York: Routledge, 2012. p. 1-8. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203114834
ENTENDA O METAVERSO: como é aplicado dentro dos games e quais jogos já fazem parte desse mundo. Nexus Realidade Virtua blog. São Paulo, 16 maio 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/hyupa6wa. Acesso em: 23 set. 2023.
FEGHALI, Marta Kasznar. O mercado de consumo de moda. dObra[s], Barueri, SP, v. 4, n. 10, p. 90–96, 2010. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v4i10.189
FERNANDES, Afonso Fonseca. O que é METAVERSO? BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, Manaus, AM, v. 30, n. 24, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/bddtzd95. Acesso em: 6 ago. 2023.
FORTNITE. Big bang passe de batalha. Disponível em: https://www.fortnite.com/battle-pass. Acesso em: 21 jan. 2024.
FORTNITE: o ambiente revolucionário para marcas dentro do metaverso. Webcore Interactive Games, São Paulo, 26 jul. 2023. Artigos. Disponível em: https://tinyurl.com/4p33bs4z. Acesso em: 2 mar. 2024.
GERAÇÕES x, y, z e alfa: como cada uma se comporta e aprende. Bei Educação, São Paulo, SP, 6 dez. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/3n8c4by9. Acesso em: 11 out. 2023.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 9-31.
GONZALEZ, Pilar. Digital fashion in the metaverse. Milano: Dipartimento di Design, Milano Politecnico, 2020.
GOTO, Mattheus. O que é metaverso? Entenda a origem do termo e saiba como entrar nesse universo virtual. Época Negócios, Lisboa, 27 abr. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/2sdd7twy. Acesso em: 8 set. 2023.
HADI, Rhonda.; MELUMAD, Shiri; PARK, Eric S. The Metaverse: a new digital frontier for consumer behavior. Journal of Consumer Psychology, Washington, DC, v. 34, n. 1, p. 142-166, 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/jcpy.1356
KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
KUBACKI, Krzysztof; SIEMIENIAKO, Dariusz. Projective techniques. In: KUBACKI, Krzysztof; RUNDLE-THIELE, Sharyn (ed.). Formative research in social marketing. Singapore: Springer, 2017. p. 165-181. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-1829-9_10
KURTZ, Gabriela B. "Respeita aí": os discursos e a subversão das regras como manifestações de violência simbólica de gênero nos jogos digitais Dota 2 e League of Legends. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2019.
LEHDONVIRTA, Vili. A history of the digitalization of consumer culture. In: MOLESWORTH, Mike; DENEGRI-KNOTT, Janice (ed.). Digital virtual consumption. New York: Routledge, 2012. p. 11-28.
LEITINHO, Ricardo Ribeiro; FARIAS, Josivania Silva. A motivação hedônica no consumo de bens virtuais cosméticos em jogos online. ReMark-Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 65-79, 2018. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3486
LISOT, Paula Winter; SCHREIBER, Dusan; VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol; SCHMIDT, Serje. Estratégias colaborativas entre a indústria da moda e dos games. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 1-30, fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0003 DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0003
LOPES, Felipe do Nascimento, LUCAS, Isabelle Bernardo Ramos; FARIAS, Suany de Melo. Virtual fashion: análise da coleção da Balenciaga e Fortnite. Revista Crises, Caruaru, PE, v. 2, n. 1, abr. 2022. Dossiê: por uma moda crítica. DOI: https://doi.org/10.51359/2763-7425.2022.253736
MAZUREK, Mike Akama; POLIVANOV, Beatriz. Bens virtuais em games online: consumo e publicidade em League of Legends. 2012. Artigo. Dados - acervo digital Espm. Disponível em: https://tinyurl.com/5yne223k. Acesso em: 31 ago.2023.
MENDES, Adler Ariel Moreno. Mais que um jogo: consumo de skins por mulheres no Game League of Legends. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, 2019.
MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. São Paulo: Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2013.
MORSE, Janice M. Sampling in grounded theory. In: CHARMAZ, Kathy; BRYANT, Antony. The SAGE handbook of grounded theory. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2007. p. 229-244. DOI: https://doi.org/10.4135/9781848607941 DOI: https://doi.org/10.4135/9781848607941.n11
NEVES, Renan Filipy Barbosa Trindade. Publicidade e games: estudo de caso de ações publicitárias imersivas no jogo Fortnite. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2021.
NO METAVERSO: veja como foi a ação da Renner em parceria com a Housi no Decentraland. Renner. In: Blog Estilo Renner. Porto Alegre, RS, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/4euc8yph. Acesso em: 16 out. 2023.
NURU, Carin. 30% dos jovens da ‘geração Z’ estão imersos no metaverso, diz estudo. InvestNews, São Paulo, 1 jun. 2022. Finanças. Disponível em: https://tinyurl.com/3j3vjtud. Acesso em: 12 out. 2023.
O QUE É O METAVERSO? In: Blog Imaginedone. Rio de Janeiro, RJ, 24 fev. 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/2c7yyhza. Acesso em: 02 mar. 2024.
PACETE, Luiz Gustavo. Por que os gamers valorizam tanto as roupas e acessórios virtuais? Forbes Brasil, São Paulo, SP, 10 mar. 2022. Forbes tech. Disponível em: https://tinyurl.com/4bdz7scm. Acesso em: 7 fev. 2024.
PEPECE, Olga Maria Coutinho; MELLO, Julia Bianca de; SENRA, Karin Borges; DE MIRANDA, Ana Paula Celso. Participação de marcas de moda nos jogos de metaverso. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 26., 2023, São Paulo, SP. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: USP, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/yhnrha32. Acesso em: 6 mar. 2024.
PINHEIRO, Francisca Pereira. O mercado das marcas de moda de luxo na contemporaneidade: as motivações de compra dos consumidores portugueses. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Catolica Portugesa, Lisboa, Portugal, 2020.
PIRES, Raphael. Modernize o atendimento na sua agência com a comunicação omnichannel. In: RockContent blog. Boca Raton, 29 dez. 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/de5x6pxy. Acesso em: 4 fev. 2024.
PORQUE AS MARCAS de moda estão investindo no metaverso. In: Silmaq blog. Blumenau, SC, 17 mar. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/3kz6wdps. Acesso em: 3 out. 2023.
PORR, Caroline; MAYAN, Maria; GRAFFIGNA, Guendalina; WALL, Sarah; VIEIRA, Edgar Ramos. The evocative power of projective techniques for the elicitation of meaning. International Journal of Qualitative Methods, Edmonton, CA, v. 10, n. 1, p. 30-41, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/160940691101000103
POVOLERI, Bruno. Fortnite passa a mostrar contagem de jogadores em cada modo. The Enemy, Brasil, 30 mar. 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/yc7uupvb. Acesso em: 9 set. 2023.
RAVACHE, Guilherme. Bolsa Gucci é vendida por R$ 22 mil no Roblox (e pode ter sido pechincha). JC: Tecnologia e Inovação, São Paulo, 4 jun. 2021. Opinião. Disponível em: https://tinyurl.com/462arxz3. Acesso em: 27 maio 2024.
REILLY, Andrew. Introducing fashion theory: from androgyny to zeitgeist. Londres: Bloomsbury Publishing, 2020. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350091948
SANTANA, Wesley. Games vão movimentar R$ 1 tri em 2023; e empresas estão de olho nisso. InfoMoney, [S. l.], 8 out. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/bpjfxn8y. Acesso em: 5 set. 2023.
SCHEMBRI, Sharon; MERRILEES, Bill; KRISTIANSEN, Stine. Brand consumption and narrative of the self. Psychology & Marketing, Hoboken, NJ, v. 27, n. 6, p. 623-637, 2010. DOI: https://doi.org/10.1002/mar.20348
SERAFIM, Juliana. Metaverso para o mundo da moda: a oportunidade para crescer. Butiá Verso, [S. l.], 20 jun. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/vr59yezh. Acesso em: 12 out. 2023.
SILVA, Andressa H.; FOSSÁ, Maria Ivete T.; Análise de Conteúdo: Exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, João Pessoa, v. 1, n. 17, 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/mu5x99p2. Acesso em: 9 set. 2023.
SILVA, Michele Lins Aracaty e. A Economia da moda. ÚNICO, Manaus, 15 maio 2023. Disponível em: https://portalunico.com/a-economia-da-moda/. Colunistas. Acesso em: 02 mar. 2024.
SOARES, Alfredo. O futuro da moda no Brasil. Entrevistado: Richard Stad. Exame., São Paulo, 13 jun. 2022. Colunistas. Bora Varejo. Disponível em: https://tinyurl.com/4hxn83xm. Acesso em: 10 set. 2023.
STREHLAU, Suzane. Marketing do luxo. São Paulo: Cengage, 2008.
TELLES, Bruna. Fortnite: confira seis famosos que já fizeram shows no game. TechTudo, São Paulo, 14 nov. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/y5rced94. Acesso em: 25 jan. 2024.
THEODORSON, George A.; THEODORSON, Achilles G. A modern dictionary of sociology. Londres: Methuen, 1970.
VARELA, Thaís. Bolsa virtual da Gucci é vendida por preço mais caro do que na vida real. Glamour Digital, Porto Alegre, 26 maio 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/5n7tsyep. Acesso em: 16 out. 2023.
VELOSO, Ana Clara. Games: mais de 20% das pessoas que jogam no Brasil gastam com 'skins', itens de embelezamento virtuais. Extra, Rio de Janeiro, 10 dez. 2023. Economia. Disponível em: https://tinyurl.com/35k364vk. Acesso em: 7 fev. 2024.
VIEIRA, Valter Afonso; TIBOLA, Fernando. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. Journal of Contemporary Administration, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 9-33, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000200002
VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, SP, v. 22, n. 44, p. 203–220, 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Talita Pereira, Olga Maria Coutinho Pepece, Lair Silva, Karin Senra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.