Os princípios do processo criativo no projeto de design de identidade gráfico-visual de marca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p114

Palavras-chave:

Criatividade, Identidade Gráfico-visual de Marca, Design Gráfico, Geração de Ideias

Resumo

Neste artigo é apresentada uma análise da etapa criativa de geração de alternativas em design de identidade gráfico-visual de marca. A análise é baseada em três princípios, retirados da literatura sobre técnicas de solução criativa de problemas: (1) abordagem intuitiva ou racional; (2) uso de estímulos relacionados ou não ao problema; e (3) associação livre ou forçada de elementos. Os resultados apontam o predomínio da intuição, estímulos relacionados ao problema e associações livres. Assim, a experiência e sensibilidade estética do designer são determinantes na gestão do percurso criativo e geração de ideias originais.

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Biografia do Autor

Sarah Schmithausen Schmiegelow, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Schmiegelow, S. S., & Sousa, R. P. L. de. (2021). Os princípios do processo criativo no projeto de design de identidade gráfico-visual de marca. Projetica, 12(1), 114–142. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p114

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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