Os princípios do processo criativo no projeto de design de identidade gráfico-visual de marca

Autores

  • Sarah Schmithausen Schmiegelow Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0003-0696-4110

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p114

Palavras-chave:

Criatividade, Identidade Gráfico-visual de Marca, Design Gráfico, Geração de Ideias

Resumo

Neste artigo é apresentada uma análise da etapa criativa de geração de alternativas em design de identidade gráfico-visual de marca. A análise é baseada em três princípios, retirados da literatura sobre técnicas de solução criativa de problemas: (1) abordagem intuitiva ou racional; (2) uso de estímulos relacionados ou não ao problema; e (3) associação livre ou forçada de elementos. Os resultados apontam o predomínio da intuição, estímulos relacionados ao problema e associações livres. Assim, a experiência e sensibilidade estética do designer são determinantes na gestão do percurso criativo e geração de ideias originais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sarah Schmithausen Schmiegelow, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano. A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books, 2005.

BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

CAMEIRA, Sandra Ribeiro. O branding e a metodologia de sistemas de identidade visual. Dissertação de mestrado ( Design e Arquitetura)– Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP. São Paulo, 2013

COUGER, J. Daniel; HIGGINS, Lexis F.; MCINTYRE, Scott C. (Un)structured creativity in information systems organizations. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 17, n. 4, p. 375-397, 1993. Disponível em: https://search.proquest.com/ docview/218112154?pq-origsite=gscholar. Acesso em: 3 maio 2018.

DANE, Erick; BAER, Markus; PRATT, Michael G.; OLDHAM, Greg R. Rational versus intuitive problem solving: how thinking “of the beaten path” can stimulate creativity. Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts, Washington, D C, v. 5, n. 1, p. 3-12, 2011. Disponível em: 10.1037/a0017698. Acesso em: 3 maio 2018.

EPPLER, Martin J.; PFISTER, Roland A. Paths to success: a sketch-based creativity technique for individuals and teams. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION VISUALIZATION, 16., 2012, Montpellier, France. Proceedings […]. Montpellier: IEEE, 2012. p. 337-242. Disponível em: 10.1109/IV.2012.63. Acesso em: 1 maio 2018.

FAYGA Ostrower: sensibilidade e criação. Rio de Janeiro, RJ, 2010.

FASCIONI, Lígia Cristina. Uma proposta para o alinhamento estruturado entre a identidade corporative e a identidade visual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 7., Curitiba, PR, 2006. Anais eletrônicos [...]. Curitiba: UNICENP, 2006. Disponível em: http:// www.ligiafascioni.com.br/wp-content/uploads/2010/08/PD2006_ligia.pdf. Acesso em: 5 maio 2018.

GARFIELD, Monica J.; TAYLOR, Nolan J.; DENNIS, Allan R.; SATZINGER, Jonh W. Research report: modifying paradigms: individual differences, creativity techniques, and exposure to ideias in group ideia generation. Information Systems Research, Minnesota, Minneapolis, v. 12, n. 3, p. 322- 333, 2001. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/208162742/ fulltextPDF/43FF559F7C1745BEPQ/1?accountid=26642. Acesso em: 1 maio 2018.

HENNESSEY, Beth A.; AMABILE, Teresa M. Creativity. Annual Review of Psychology, Palo Alto, CA, v. 61, p. 569-598, 2010. Disponível em: 10.1146/ annurev.psych.093008.100416. Acesso em: 29 mar. 2018.

KAPFERER, Jean-Noel. The new strategic brand management: creating and sustaining brand equity long term. London: Kogan Page Publishers, 2008.

KING, Bob; SCHLICKSUPP, Helmut. Criatividade: uma vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

KOZBELT, Aaron; BEGHETTO, Ronald A.; RUNCO, Mark A. Theories of creativity. In: KAUFMAN, James C.; STERNBERG, Robert J. (ed.). The Cambridge handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 2010.

LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blücher, 2001.

MCDONAGH, Deana; DENTON, Howard. Exploring the degree to which individual students share a common perception of specific mood boards: observations relating to teaching, learning and team-based design. Design Studies, Amsterdã, v. 26, n. 1, p. 35-53, 2005. Disponível em: https://doi. org/10.1016/j.destud.2004.05.008. Acesso em: 4 maio 2018.

MCFADZEAN, Elspeth. Techniques to enhance creative thinking. Team Performance Management: an International Journal, Bradford, UK, v. 6, n. 3-4, p. 62-72, 2000. Disponível em: 10.1108/13527590010731989. Acesso em: 1 maio 2018.

MCFADZEAN, Elspeth. The creativity continuum: towards a classification of creative problem solving techniques. Creativity and Innovation Management, Aalborg, Dinamarca, v. 7, n. 3, p. 131-139, 1998.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.

PERASSI, Richard. Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital. Florianópolis: CCE/UFSC, 2015.

RIGOLIZZO, Michele; AMABILE, Teresa. Entrepreneurial creativity: the role of learning processes and work environment supports. In: SHALLEY, Christina E.; HITT, Michel A.; ZHOU, Jing. (ed.). Oxford library of psychology. New York: Oxford University Press, 2015.

STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012.

VALENTIM, Marta L. P. Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da informação. São Paulo: Ed. Polis, 2005.

VANZIN, Tarcísio; ULBRICHT, Vania Ribas. Criatividade, mitologia e hemisférios cerebrais. In: ULBRICHT, Vania Ribas; VANZIN, Tarcísio; ZANDOMENEGHI, Lúcia A. de O. (org.). Criatividade e conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2010. p. 29-49.

WARD, Thomas B. Cognition, creativity and entrepreneurship. Journal of Business Venturing, Amsterdã, v. 19, n. 2, p. 173-188, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0883-9026(03)00005-3. Acesso em: 1 maio 2018.

WHEELER, Alina. Design de identidade de marca. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

ZWIRTES, A. M.; NUNES, C. C.; DE SOUSA, R. P. L. Mídia, identidade e ambiente na comunicação da marca “FARM”. Lumina, v. 6, n. 2, 31 jul. 2014.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Schmiegelow, S. S., & Sousa, R. P. L. de. (2021). Os princípios do processo criativo no projeto de design de identidade gráfico-visual de marca. Projetica, 12(1), 114–142. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p114

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)