Significados simbólicos das roupas de fast de fashion
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p75Palavras-chave:
Consumo, Roupas de fast fashion, MulheresResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar os significados simbólicos que as mulheres atribuem ao consumo de roupas de fast fashion. Foram entrevistadas doze mulheres, entre 20 a 35 anos e de diferentes classes sociais. Os resultados obtidos mostram que as roupas de fast fashion são símbolos de roupas chiques, de estilo high low, de estilo, de novidade, de tendência e de estar na moda gastando pouco.
Downloads
Referências
BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.
CIETTA, Enrico. A revolução do Fast-Fashion: Estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
COUTINHO, Fernanda Gabriela Andrade. Moda: efemeridade, consumo e comunicação. Revista UNIFAMMA, Maringá, v.7, n.1, p. 7-37, nov. 2008.
CRUZ, R. C. O consumo a Partir da Lógica do Consumidor: Usando o Arcabouço das Representações Sociais. In: ENANPAD - NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2008, Rio de Janeiro, 2008.
CRUZ, Z. G.; AUGUSTO, C. A.; VIEIRA, F. G. D.; NATT, E. D. M. O Processo de transferência de Significados: Um Estudo Sobre o Consumo Simbólico de Lingerie por Mulheres de Baixa Renda. Revista Comunicação Mídia e Consumo, São Paulo, v.9, n.25, p. 141-178, ago. 2012.
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
FERLA, Diego Alexsander; SILVEIRA, Teniza. A Relação entre os Benefícios Simbólicos do Consumo e a Formação da Identidade dos Jovens Consumidores através de uma Abordagem Metodológica Mista. In: EMA - ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2008, Curitiba.
FREITAS, Ricardo Ferreira. Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, v. 4, n. 2, p. 125-136, 2005.
GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
GEERTZ, C. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
HARVEY, John. Homens de preto. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 22. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LIPOVESTSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2011.
MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUD, 2003.
MESSIAS, Elizete Menezes. As lojas populares e a comercialização da elegância. In: SIEP - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONSUMO, 2., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo, 2012.
OLIVEIRA, Cristiano. Moda como ferramenta de cultua visual. Disponível em: http://www2.uol.com.br/modabrasil/leitura/moda_cultura_visual/. Acesso em: 11 Mar. 2014.
ROCHA, A da; ROCHA, E. Paradigma interpretativo nos estudos do consumo: retrospectiva, reflexões e uma agenda de pesquisas para o Brasil. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 47, n. 1, jan./mar. 2007.
ROCHA, Everaldo; BARROS, Carla Fernanda. Dimensões Culturais do Marketing: Teoria Antropológica, Estudos Etnográficos e Comportamento do Consumidor. In: ENANPAD -ENCONTRO DA ANPAD, 2004, Curitiba, 2004.
ROCHA, E. Totem e consumo: um estudo antropológico de anúncios publicitários. Revista ALCEU (PUC-RIO), Rio de Janeiro v.1, n.1, jul./dez. 2000.
SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SAPPER, Stella L. Consumo: a engrenagem do fast fashion. Revista da Pesquisa, Florianópolis, n.8, ago.-jul. 2011.
SLATER, D. Cultura, consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.
STEFFEN, Daniela. A influência dos figurinos de novela na moda brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





