Desenvolvimento de Personagens: a psicologia arquetípica como ferramenta de criação e concepção de personagens para uma série animada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p09

Palabras clave:

Design de personagem, Psicologia arquetípica, Digital, Animação.

Resumen

A partir do desejo inato de contar histórias, o homem segue para as representações de seu cotidiano através do desenho, das esculturas, entre outros meios que permitem a ele se expressar. Essa partilha se torna cada dia mais simples, devido ao desenvolvimento das tecnologias e o retorno destas para a comunicação. Com foco nas mídias passíveis do uso da animação digital, este estudo preza pelo uso deste recurso para o desenvolvimento de uma série animada para o público infantil. Neste estudo de caso, buscou-se descrever o processo de desenvolvimento de uma ficha guia, direcionada à concepção de personagens animados, com base na psicologia arquetípica, para os profissionais do DesignLab, laboratório vinculado ao Programa de Graduação e Pós-graduação em Design, da Universidade Federal de Santa Catarina. Como resultado se obteve a criação dos perfis psicológicos dos personagens que farão parte da série projetada pelo laboratório.

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Biografía del autor/a

Josiane Vieira Campos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Henrique Wolf, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrado em andamento em Design e Expressao Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina

Milton Luiz Horn Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção. Proflessor da Universidade Federal de Santa Catarina

Citas

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Publicado

2014-06-30

Cómo citar

Campos, J. V., Wolf, P. H., & Vieira, M. L. H. (2014). Desenvolvimento de Personagens: a psicologia arquetípica como ferramenta de criação e concepção de personagens para uma série animada. Projetica, 5(1), 09–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p09

Número

Sección

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