Gestão de Marca: Influências da hierarquia e arquitetura no posicionamento empresarial

Autores

  • Lucas José Garcia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Júlio Monteiro Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0002-7113-6031
  • Leila Amaral Gontijo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p05

Palavras-chave:

Gestão de Marca, Hierarquia de Marca, Arquitetura de Marca

Resumo

Além de identificar e corresponder demandas a organização deve também apresentar e posicionar os produtos de forma clara. O artigo tem como objetivo compreender a gestão da marca sob os aspectos de hierarquia e arquitetura, e suas decorrências no posicionamento empresarial. A pesquisa, de natureza aplicada, foi dividida em duas etapas, a primeira teórica e de revisão sistemática e a segunda de caráter descritivo, por organizar, sistematizar e representar visualmente estruturas de hierarquia e arquitetura de marcas. Os resultados contemplam um modelo de distribuição hierárquica dos elementos do conjunto marca e a organização de modelos de arquitetura de marcas, reforçando que o desenvolvimento de uma marca deve ser planejado, prevendo sua extensão e relação com demais marcas e produtos da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas José Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Júlio Monteiro Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Leila Amaral Gontijo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Ergonomia - Université de Paris XIII (Paris-Nord), na França, e Pós doutorado na Universidade de Lund, na Suécia. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BALLVÉ PRATES, Mário; BRAGANÇA, Saulo Roca. Novos fundentes para produção da porcelana de ossos. Revista Cerâmica, São Paulo, v. 56, p. 57-65, 2010.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para os novos produtos. 2. ed. São Paulo: E. Blücher, 2001.

BRAGANÇA, Saulo Roca; BERGMANN, Carlos Perez. Produção de porcelana de ossos e caracterização de suas propriedades técnicas. Revista Cerâmica, São Paulo, v. 52, n. 322, p. 205-212, abr./jun. 2006.

GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito ambiental. São Paulo: Atlas, 2009.

LIMA, Marco Antônio Magalhães. Introdução aos materiais e processos para designers. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

LÖBACH, Bernard. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo. E. Blücher, 2001.

MIYAHARA, Ricardo Yoshimitsu; GOUVÊA, Douglas; TOFFOLI, Samuel Márcio. Propriedades cerâmicas de porcelana de ossos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais... São Paulo: IPEN, 2006. 1 CD-ROM. SENAC. Oficinas: cerâmica. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Garcia, L. J., Teixeira, J. M., Merino, E. A. D., & Gontijo, L. A. (2011). Gestão de Marca: Influências da hierarquia e arquitetura no posicionamento empresarial. Projetica, 2(2), 05–15. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p05

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.