Cultura de projeto

continuidades e rupturas no ensino brasileiro de Design Gráfico pelo Currículo Mínimo de 1987 e o CST em Design Gráfico do Cefet-PE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.50611

Palavras-chave:

cultura de projeto, história do ensino de design gráfico, Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender o início do processo de construção da identidade dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico a partir da noção de cultura de projeto e, para isso, propõe-se comparar as duas primeiras grades curriculares do CSTDG do Cefet-PE, 2000 e 2002, com o Currículo Mínimo dos Bacharelados em Desenho Industrial/Programação Visual vigente à época, o de 1987. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória (Gil, 2002), com métodos de procedimento histórico e comparativo (Lakatos; Marconi, 1991). Trata-se também de uma pesquisa bibliográfica (Gil, 2002), documental (Cellard, 2008) e com fontes orais baseadas no método de História Oral (Alberti, 2013). Do ponto de vista da cultura de projeto, o currículo do CSTDG não dista do previsto pelo CM de 1987. O que se rompe com a nova modalidade de ensino é o caráter moralizante – mas não por completo – da cultura de projeto bastante sedimentada ao longo da segunda metade do século XX.

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Biografia do Autor

Rafael Efrem, IFPB

Professor do CSTDG do IFPB – Campus Cabedelo, atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) na linha de Teoria e História do Design. Foi membro das três Comissões Assessoras de Avaliação da Área de Tecnologia em Design Gráfico do Inep. Interessa-se por ensino de História do Design, Memória Gráfica e Educação Profissional e Tecnológica.

Marcos da Costa Braga, Universidade de São Paulo

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente credenciado no Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e membro do grupo de pesquisa História, Teoria e Linguagens do Design do LabVisual na mesma instituição. É autor de vários artigos e livros sobre história do design no Brasil.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Efrem, R., & da Costa Braga, M. (2024). Cultura de projeto: continuidades e rupturas no ensino brasileiro de Design Gráfico pelo Currículo Mínimo de 1987 e o CST em Design Gráfico do Cefet-PE. Projetica, 15(3), 1–33. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.50611

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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