Cultura de projeto
continuidades e rupturas no ensino brasileiro de Design Gráfico pelo Currículo Mínimo de 1987 e o CST em Design Gráfico do Cefet-PE.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n3.50611Palavras-chave:
cultura de projeto, história do ensino de design gráfico, Curso Superior de Tecnologia em Design GráficoResumo
O objetivo deste trabalho é compreender o início do processo de construção da identidade dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico a partir da noção de cultura de projeto e, para isso, propõe-se comparar as duas primeiras grades curriculares do CSTDG do Cefet-PE, 2000 e 2002, com o Currículo Mínimo dos Bacharelados em Desenho Industrial/Programação Visual vigente à época, o de 1987. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória (Gil, 2002), com métodos de procedimento histórico e comparativo (Lakatos; Marconi, 1991). Trata-se também de uma pesquisa bibliográfica (Gil, 2002), documental (Cellard, 2008) e com fontes orais baseadas no método de História Oral (Alberti, 2013). Do ponto de vista da cultura de projeto, o currículo do CSTDG não dista do previsto pelo CM de 1987. O que se rompe com a nova modalidade de ensino é o caráter moralizante – mas não por completo – da cultura de projeto bastante sedimentada ao longo da segunda metade do século XX.
Downloads
Referências
ADEGRAF. Tabela de Cargos e Salários 2020. Disponível em: http://www.adegraf. org.br/wp-content/uploads/2018/12/Tabela-Cargos-e-Salarios-2020.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
AMORIM, Patrícia. Entrevista com Patrícia Amorim. [Entrevista concedida a] um dos autores. Cabedelo, Recife, 24 nov. 2022. Google Meet (60 min.).
ARAÚJO, Eduardo Fernandez. Entrevista com Eduardo Araújo. [Entrevista concedida a] um dos autores. [S. l.], 27 nov. 2022. Por escrito via aplicativo de mensagens instantâneas. [1 entrevista por mensagem de Whatsapp].
ARAÚJO, Eduardo. Diretrizes pedagógicas da aprendizagem mediante problemas: aprendendo a resolver, resolvendo para aprender. Recife: Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco, 2000.
ARGAN, Giulio Carlo. A história na metodologia do projeto. Revista Carmelo, São Paulo, n. 6, p. 156-170, 1992.
BERGMILLER, Karl H. A formação do desenhista industrial. In: PIGNATARI, Décio. Desenho industrial: aspectos sociais, históricos, culturais e econômicos. São Paulo: Fórum Roberto Simonsen, 1964. 112p.
BONSIEPE, Gui. Algumas virtudes do Design. In: BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011. p. 31-42.
BRAGA, Marcos da Costa. ABDI e APDINS – RJ. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2016. ePub.
BRANDÃO, Marisa. Cursos superiores de tecnologia: democratização do acesso ao Ensino Superior? Revista Trabalho Necessário, Niterói, RJ, ano 5, v. 5, n. 5, p. 1-15, 2007. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.5i5.p4607
BRASIL. Lei 8.948, de 08 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências.Brasília, DF: Presidência da República, 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8948.htm. Acesso em: 10 nov. 2022.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULX, Lionei-H.; LAPERRIERE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316. (Coleção Sociologia).
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE. Parecer n. 62/1987. Proposta de Currículo Mínimo para o curso de Desenho Industrial. Brasília, DF: SESU/MEC/CFE, 1987. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cd006928.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
FERREIRA, Eduardo C. K. Os currículos mínimos de desenho industrial de 1969 e 1987: origens, constituição, história e diálogo no campo do design. São Paulo: Blucher, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Luiz Vidal de Negreiros. Desenhismo. 2. ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 1996.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE. Projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Design Gráfico. Recife: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2012.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LEITE, João de Souza. De costas para o Brasil: o ensino de um design internacionalista. In: MELO, Chico Homem de (org.). O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 252-283.
MAGALHÃES, Aloisio. Meu caro Darcy [1962]. In: LEITE, João de Souza (org.). Encontros: Aloisio Magalhães. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014. v. 1.
MAGALHÃES, Aloisio. O que o desenho industrial pode fazer pelo país. Por uma nova conceituação e uma ética do desenho industrial no Brasil. Revista Arcos, v. 1, 1998.
MIGNOLO, A. W.; MIGNOLO, Walter D. Preface. In: MIETTINEN, Satu; MIKKONEN, Enni; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos; SARANTOU, Melanie (ed.). Artistic cartography and design explorations towards the pluriverse. New York: Routledge, 2022. p. xix-xxii.
MORAES, Dijon de. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Blucher, 2006.
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
OKABAYASHI, Júlio. Uma perspectiva decolonial para o design no Brasil. Design, eurocentrismo e desenvolvimento. São Paulo: Sabiá, 2021.
PENA, Sílvio da S. Entrevista com Sílvio Pena. [Entrevista concedida a] um dos autores. Cabedelo, Recife, 22 nov. 2022. Google Meet (62 min.).
PINHEIRO, Ana Carolina M.; BRAGA, Marcos da Costa. O curso Técnico de Desenho Industrial do CEFET-PR: Contexto de criação, desafios e objetivos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN – P&D DESIGN, 14., 2022, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. São Paulo: Blücher, 2022. p. 1027-1043.
SCHNAIDER, Silvia. Graduação tecnológica em design no Brasil: origem, ensino e pesquisa. Rio de Janeiro: Gramma, 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, Horrana P. Cadê os pretos no design? Localizando o design afro-brasileiro. 2021. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2021.
SOUZA, Pedro Luiz Pereira de. ESDI: Biografia de uma ideia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1966.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Efrem, Marcos da Costa Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.