Design para impulsionar a criação de aplicativos para TDAH
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.50089Palavras-chave:
Comunicação Visual, Design Digital, Design Inclusivo, Educação, TDAHResumo
Este estudo teve por base uma pesquisa de caráter interdisciplinar com o tema, o Design a serviço de pessoas com transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este artigo tem por objetivo apresentar diretrizes a luz de métodos e técnicas de design, para a auxiliar a construção de aplicativos educacionais visando atender necessidades específicas de alunos com TDAH. O estudo foi desenvolvido nos moldes de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo em relação ao tratamento dos dados coletados na empiria. A análise e a coleta de dados tiveram por base informações de especialistas, reunidos em amostra intencional, sobre o comportamento e o processo de aprendizagem do aluno com TDAH. Como resultado da pesquisa foi criado um Guia de Análise de Interface para TDAH - GADI-TDAH, que traz uma síntese das diretrizes para impulsionar a criação de aplicativos para pessoas com TDAH. Estas diretrizes que deram base ao GADI-TDAH serão apresentadas neste artigo na íntegra com exemplos e incorporam três dimensões do design de interação - forma, conteúdo e comportamento.
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