Design para impulsionar a criação de aplicativos para TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.50089

Palavras-chave:

Comunicação Visual, Design Digital, Design Inclusivo, Educação, TDAH

Resumo

Este estudo teve por base uma pesquisa de caráter interdisciplinar com o tema, o Design a serviço de pessoas com transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este artigo tem por objetivo apresentar diretrizes a luz de métodos e técnicas de design, para a auxiliar a construção de aplicativos educacionais visando atender necessidades específicas de alunos com TDAH. O estudo foi desenvolvido nos moldes de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo em relação ao tratamento dos dados coletados na empiria. A análise e a coleta de dados tiveram por base informações de especialistas, reunidos em amostra intencional, sobre o comportamento e o processo de aprendizagem do aluno com TDAH. Como resultado da pesquisa foi criado um Guia de Análise de Interface para TDAH - GADI-TDAH, que traz uma síntese das diretrizes para impulsionar a criação de aplicativos para pessoas com TDAH. Estas diretrizes que deram base ao GADI-TDAH serão apresentadas neste artigo na íntegra com exemplos e incorporam três dimensões do design de interação - forma, conteúdo e comportamento.

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Biografia do Autor

Luciana Carvalho Leme de Almeida, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Mestra em Design pela Puc-Rio. Possui graduação em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é designer da Associação Brasileira do Déficit de Atenção e tesoureira da Sociedade Brasileira de Design da Informação. Tem experiência na área design, com ênfase em Comunicação Visual, Design digital, Web-design, design da informação, design da interação, Experiência do usuário (UX).

Cristina Portugal, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora colaboradora do PPG Design da UNESP Bauru. Pós-Doutorado em Design pela Escola de Comunicação do Royal College of Art, Londres. Atualmente é Pesquisadora com Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ2. Doutora em Design pela PUC-Rio, com Estágio no Exterior no PDEE na Universidade de Sevilha, Espanha. Mestre em Design e Bacharel em Comunicação Visual pela PUC-Rio. Especializou-se em Design Gráfico na U.C. Berkeley Extension, Califórnia, EUA. Realizou o segundo Pós-Doutorado em Design vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Design - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Universidade Estadual Paulista (UNESP). E o primeiro Pós-Doutorado em Design com o Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Desde 2011, é membro do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura, UNESP / CNPq. Desde 2002, é pesquisadora no Laboratório Interdisciplinar de Design e Educação (PUC-Rio). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação (2014/2019). Desde 2010, é Editora da Revista Estudos em Design.

Márcio James Soares Guimarães, Universidade Federal do Maranhão

Doutor e Mestre em Design, bacharel em Desenho Industrial, é professor no Departamento de Desenho e Tecnologia - DEDET da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e pesquisador no Núcleo de pesquisas em Inovação, Design e Antropologia - NIDA e no Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura. Realiza pesquisas com ênfase em Design Inclusivo, Design para a Educação e Cocriação.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Carvalho Leme de Almeida, L., Portugal, C., & Guimarães, M. J. S. (2024). Design para impulsionar a criação de aplicativos para TDAH. Projetica, 15(2), 1–22. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.50089

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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