Direção de Arte na Concepção de Fotolivros

Um olhar sobre forma e conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49548

Palavras-chave:

fotolivro, direção de arte, concepção

Resumo

O presente artigo é uma exploração do papel direção de arte na concepção de fotolivros. Investigaram-se os meandros da produção dessa espécie de objeto/artefato. A abordagem metodológica adotada aqui recorreu a entrevistas com profissionais de destaque na produção de fotolivros no Brasil.  Identificou-se uma estrutura dividida em três frentes implicadas na concepção e produção de um fotolivro.

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Biografia do Autor

Gabriel Ribeiro da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduação de Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina; Especialista em Direção de Arte pela Universidade Estadual de Londrina.

Rogerio Zanetti Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Artista visual e pesquisador nas áreas das Artes Visuais e Design. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2016). Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e Designer pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Docente no Departamento de Design na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Suas pesquisas transitam nas linhas limítrofes entre as artes visuais, o design e comunicação visual; Com interesse especial voltado para a Fotografia, Estética e Semiótica.
Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais (2015) com o projeto Campo Expandido: narrativas da imagem e no Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras (2013) com o projeto; Campo Expandido: a convergência das imagens.
Participou de mais de 100 exposições nacionais e internacionais, cabe destacar as individuais; Se pudéssemos ser estranhos outra vez na Galeria Ybakatu. Quando tudo deixar de ser na Referencia Galeria de Arte. Preciso acreditar que ao fechar os olhos o mundo continua aqui na DaP Divisão de Artes Plásticas da UEL. Donde estoy, estoy a esperarte. Museu de Arte de Ribeirão Preto - MARP. Sinto saudades de tudo, inclusive de mim. Centro Cultural Sistema FIEP, Todos precisam de um espelho para lembrar quem são. Galeria Ybakatu, Galeria Funarte Fayga Ostrower, Centro Cultural Recoleta. Território Ocupado, Paço das Artes. Destacamos as coletivas; Fotolivros iberoamericanos em Lisboa, Power Illusion Encontros da Imagem, Braga Portugal, Luz Versus Luz, Bienal de Curitiba, Trienal Frestas, Território Estrangeiro MUMA Museu Metropolitano de Curitiba, Coleção Pirelli MASP de Fotografia, Encuentros Abiertos Buenos Aires, Foto Arte Brasília, Visões Paralelas FotoRio, XII Mostra da Gravura, Curitiba PR, III Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba , Nefelibatas MAM SP, Ponto Cego MIS SP, Panorama de Arte Brasileira MAM SP, VI Bienal de Havana.
Suas obras integram as coleções; Coleção Joaquim Paiva _ MAM RJ, Coleção de Fotografia Pirelli MASP, Coleção McLaren _ Londres, Fundação Cultural de Curitiba, MAC PR, MAC USP, MAM SP, MON Museu Oscar Niemeyer, Pinacoteca de São Paulo

Referências

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Silva, G. R. da, & Gomes, R. Z. (2024). Direção de Arte na Concepção de Fotolivros: Um olhar sobre forma e conteúdo. Projetica, 15(2), 1–21. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49548

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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