Direção de Arte na Concepção de Fotolivros
Um olhar sobre forma e conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49548Palabras clave:
fotolivro, direção de arte, concepçãoResumen
O presente artigo é uma exploração do papel direção de arte na concepção de fotolivros. Investigaram-se os meandros da produção dessa espécie de objeto/artefato. A abordagem metodológica adotada aqui recorreu a entrevistas com profissionais de destaque na produção de fotolivros no Brasil. Identificou-se uma estrutura dividida em três frentes implicadas na concepção e produção de um fotolivro.
Descargas
Citas
BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. Revista ZUM, São Paulo, n. 8, p. 132 – 155, abr. 2015.
CADÔR, Amir. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
FERNÁNDEZ, Horácio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.
FLUXUS. In: ENCICLOPÉDIA Itaú cultural de arte e cultura brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3652/fluxus. Acesso em: 10 jul. 2023.
LAMPERT, Letícia. Afinal, livro por quê? Revista Estado da Arte, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 75 – 89, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n2-2020-57999
MARTINS FILHO, Plínio. A arte do livro. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2008.
MENDES, Claudia; FREDERICO, Aline. A direção de arte como linguagem. In: FERNANDES, Amaury; MACIEL, Kátia A. (org.). Direção de arte e transmidialidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018. p. 35-61.
MORAES, Fernanda. A fotografia no livro de artista em três ações: produzir, editar e circular. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) -Instituto de Artes visuais, Universidade Estadual de Campinas, SP, Campinas, 2015. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/944351. Acesso em: 29 mar. 2023.
ROUILLÉ, André. A Fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal. 3. ed. São Paulo: Editora Iluminuras, 2009.
SCHWARCZ, Lilia; KOSSOY, Boris (org.). Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação 1833-2003. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. 2. ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2008. DOI: https://doi.org/10.7476/9788538603900
TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gabriel Ribeiro da Silva, Rogerio Zanetti Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.