Art Direction in the Design of Photobooks
A look at form and content
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49548Keywords:
photobook, art direction, conceptionAbstract
This article is an exploration of the role of art direction in the design of photobooks. The intricacies of the production of this type of object/artifact were investigated. The methodological approach adopted here used interviews with prominent professionals in the production of photobooks in Brazil. A structure divided into three fronts involved in the design and production of a photobook was identified.
Downloads
References
BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. Revista ZUM, São Paulo, n. 8, p. 132 – 155, abr. 2015.
CADÔR, Amir. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
FERNÁNDEZ, Horácio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.
FLUXUS. In: ENCICLOPÉDIA Itaú cultural de arte e cultura brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3652/fluxus. Acesso em: 10 jul. 2023.
LAMPERT, Letícia. Afinal, livro por quê? Revista Estado da Arte, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 75 – 89, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n2-2020-57999
MARTINS FILHO, Plínio. A arte do livro. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2008.
MENDES, Claudia; FREDERICO, Aline. A direção de arte como linguagem. In: FERNANDES, Amaury; MACIEL, Kátia A. (org.). Direção de arte e transmidialidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018. p. 35-61.
MORAES, Fernanda. A fotografia no livro de artista em três ações: produzir, editar e circular. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) -Instituto de Artes visuais, Universidade Estadual de Campinas, SP, Campinas, 2015. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/944351. Acesso em: 29 mar. 2023.
ROUILLÉ, André. A Fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal. 3. ed. São Paulo: Editora Iluminuras, 2009.
SCHWARCZ, Lilia; KOSSOY, Boris (org.). Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação 1833-2003. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. 2. ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2008. DOI: https://doi.org/10.7476/9788538603900
TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabriel Ribeiro da Silva, Rogerio Zanetti Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.