Do underground ao mainstream

A passarela como resistência LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.42495

Palavras-chave:

LGBTQIA , arquétipos, comunicação, sociedade, moda

Resumo

Como qualquer outra forma de comunicação publicitária, além de reproduzir padrões, a moda também possui uma energia questionadora capaz de transformar o meio social. Para analisar e compreender o comportamento da moda quando atrelada a publicidade, foi realizada uma revisão bibliográfica, onde buscou-se responder o seguinte questionamento: de qual forma a moda influenciou na ascensão do movimento LGBTQIA+?  De acordo com o levantamento bibliográficoe o cruzamento de informações, foi possível validar a capacidade do meio fashion em modificar realidades sociais. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com Márcia Pantera, drag queen, diretamente ligada à moda. Concluiu-se que a associação da moda e a comunicação pode transformar estruturalmente uma sociedade, ressignificando a vivência das minorias em meio social. 


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Biografia do Autor

Joe Veloso, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Publicidade e Propaganda com ênfase em marketing pela UNOPAR - Especializado em Moda: produto e comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrando em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Pesquisas voltadas as áreas de gênero, sexualidade, educação e políticas públicas. Integrante do grupo de pesquisa de Gênero e Políticas Públicas (GEPOP)

Rogério Zanetti Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Pesquisador nas áreas das Artes Visuais e Design. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e Designer pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC PR. Docente no Departamento de Design e Coordenador da pós graduação Direção de Arte: design e comunicação na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Suas pesquisas transitam nas linhas limítrofes entre as artes visuais, o design e comunicação visual; Com interesse especial voltado para a Fotografia, Estética e Semiótica. Contemplado no Prêmio Jornada em Reconhecimento à Trajetória - Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais (2015) com o projeto Campo Expandido: narrativas da imagem e no Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras (2013) com o projeto; Campo Expandido: a convergência das imagens. Finalista Prêmio PIPA (2012). Prêmio Brasil Arte Contemporânea na ARCOmadrid (2010). Participou de mais de 100 exposições nacionais e internacionais, cabe destacar as individuais; Se pudéssemos ser estranhos outra vez na Galeria Ybakatu. Quando tudo deixar de ser na Referencia Galeria de Arte. Preciso acreditar que ao fechar os olhos o mundo continua aqui na DaP Divisão de Artes Plásticas da UEL. Donde estoy, estoy a esperarte. Museu de Arte de Ribeirão Preto - MARP. Sinto saudades de tudo, inclusive de mim. Centro Cultural Sistema FIEP, Todos precisam de um espelho para lembrar quem são. Galeria Ybakatu, Galeria Funarte Fayga Ostrower, Centro Cultural Recoleta. Território Ocupado, Paço das Artes. Destacamos as coletivas: 20 anos Faxinal das Artes: processos e lacunas MAC PR, Lugar-comum MAC USP, Afinidades MON, Fotografia; Cidade Paisagem Galeria Referencia DF, Pequenos Gestos: memórias disruptivas - MAC PR, Foto-texto Casa Contemporânea SP, Fronteiras sem limite ? Bienal Internacional de Curitiba PR, Foto livros ibero-americanos ? Lisboa. Silver Night of Projections - Encontros da Imagem, Braga, Portugal. Luz versus Luz - Bienal Internacional de Curitiba. Ybakatu 20 anos. Encuentros Abiertos Buenos Aires, Foto Arte Brasília, Visões Paralelas FotoRio, Coleção Pirelli de Fotografia, Museu de Arte de São Paulo - MASP. Território Estrangeiro, Museu Metropolitano de Curitiba - MUMA. XII Mostra da Gravura, Curitiba PR. III e II Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba. Nefelibatas, Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM SP. Ponto Cego, Museu da Imagem e do Som - MIS SP. Panorama de Arte Brasileira Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM SP. VI Bienal de Havana. Suas obras integram coleções privadas e instituições públicas como: Coleção de Fotografia ABACT, Coleção Joaquim Paiva - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ, Coleção McLaren Londres, Coleção Pirelli - MASP de Fotografia, Fundação Cultural de Curitiba - FCC, Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM SP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP, Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC PR, Museu Nacional de Belas Artes - MNBA RJ, Museu Oscar Niemeyer - MON.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Veloso, J., & Gomes, R. Z. (2022). Do underground ao mainstream : A passarela como resistência LGBTQIA+. Projetica, 14(2), 26. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.42495

Edição

Seção

Design de Moda

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