Do underground ao mainstream
A passarela como resistência LGBTQIA+
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.42495Palavras-chave:
LGBTQIA , arquétipos, comunicação, sociedade, modaResumo
Como qualquer outra forma de comunicação publicitária, além de reproduzir padrões, a moda também possui uma energia questionadora capaz de transformar o meio social. Para analisar e compreender o comportamento da moda quando atrelada a publicidade, foi realizada uma revisão bibliográfica, onde buscou-se responder o seguinte questionamento: de qual forma a moda influenciou na ascensão do movimento LGBTQIA+? De acordo com o levantamento bibliográficoe o cruzamento de informações, foi possível validar a capacidade do meio fashion em modificar realidades sociais. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com Márcia Pantera, drag queen, diretamente ligada à moda. Concluiu-se que a associação da moda e a comunicação pode transformar estruturalmente uma sociedade, ressignificando a vivência das minorias em meio social.
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