Cartazes do FILO: Uma contribuição histórica ao design gráfico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p99Palavras-chave:
design gráfico, cartaz, festival, teatroResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre os cartazes do Festival Internacional de Londrina, cujo objetivo é identificar elementos visuais marcantes e tendências gráficas, de modo a reconstruir a história do design gráfico local e nacional. A partir de uma análise baseada nos elementos e fundamentos básicos do design e nas estratégias de comunicação visual, constatou-se a forte identidade visual do Festival e a importância histórica de seus cartazes. O presente artigo caracteriza-se ainda como registro, incentivando a preservação do acervo.
Downloads
Referências
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA. 30 anos de Festival. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1997. _
FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA. A História do FILO. Festival Internacional de Londrina. Londrina, 2006. Disponível em: http://www.filo.art.br/2006/historia.php . Acessado em: 28 de abril de 2009.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA. Filo 40 anos – Registro Histórico. Londrina: FILO, 2008.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. Tradução de Carlos Daudt. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
JACON, Nitis. Memória e recordação: Festival Internacional de Londrina – 40 anos. Londrina: Midiograf, 2010.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. Tradução de Critian Borges. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MELO, Chico Homem de. Signofobia. São Paulo: Edições Rosari, 2005.
MOLES, Abraham. O cartaz. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.