Cartazes do FILO: Uma contribuição histórica ao design gráfico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p99Palavras-chave:
design gráfico, cartaz, festival, teatroResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre os cartazes do Festival Internacional de Londrina, cujo objetivo é identificar elementos visuais marcantes e tendências gráficas, de modo a reconstruir a história do design gráfico local e nacional. A partir de uma análise baseada nos elementos e fundamentos básicos do design e nas estratégias de comunicação visual, constatou-se a forte identidade visual do Festival e a importância histórica de seus cartazes. O presente artigo caracteriza-se ainda como registro, incentivando a preservação do acervo.
Downloads
Referências
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA. 30 anos de Festival. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1997. _
FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA. A História do FILO. Festival Internacional de Londrina. Londrina, 2006. Disponível em: http://www.filo.art.br/2006/historia.php . Acessado em: 28 de abril de 2009.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA. Filo 40 anos - Registro Histórico. Londrina: FILO, 2008.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. Tradução de Carlos Daudt. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
JACON, Nitis. Memória e recordação: Festival Internacional de Londrina - 40 anos. Londrina: Midiograf, 2010.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. Tradução de Critian Borges. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MELO, Chico Homem de. Signofobia. São Paulo: Edições Rosari, 2005.
MOLES, Abraham. O cartaz. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





