A interdisciplinaridade entre design gráfico e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p95

Palavras-chave:

Design gráfico, comunicação, interdisciplinaridade, aplicação prática.

Resumo

Neste trabalho explora-se a interdisciplinaridade como um instrumento de união entre duas disciplinas de comunicação, o design gráfico e a comunicação, na prática da profissão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica; Concluiu-se, com base em um case relacionado à revista “CLAUDIA”, que a unificação entre essas duas áreas trouxe complexidade e sucesso ao projeto da mesma, de forma sutil e completa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lis Antunes Sagin, Faculdade Pitágoras

Graduanda em comunicação social - publicidade e propaganda pela universidade pitágoras na unidade de Londrina.

Rogério Zanetti Gomes, Faculdade Pitágoras. Unidade Londrina

Mestre em Design pela UNESP, Especialista em Fotografia pela UEL, Designer pela PUC.PR.

Referências

CARDOSO, Rafael. Uma introdução a história do design. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 2004.

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidade: interdisciplinaridade: o que é isso? 2009. Disponível em: http://vsites.unb.br/ppgec/ dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf. Acesso em: 23 mar. 2011.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2003.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia de design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MARTIM, Leandro de Jesus. Interdisciplinaridade. Disponível em: http://recantodasletras.uol. com.br/artigos/294810. Acesso em: 6 abr. 2011.

VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.

VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Sagin, L. A., & Gomes, R. Z. (2011). A interdisciplinaridade entre design gráfico e comunicação. Projetica, 2(1), 95–107. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p95

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)