A interdisciplinaridade entre design gráfico e comunicação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p95

Palabras clave:

Design gráfico, comunicação, interdisciplinaridade, aplicação prática.

Resumen

Neste trabalho explora-se a interdisciplinaridade como um instrumento de união entre duas disciplinas de comunicação, o design gráfico e a comunicação, na prática da profissão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica; Concluiu-se, com base em um case relacionado à revista “CLAUDIA”, que a unificação entre essas duas áreas trouxe complexidade e sucesso ao projeto da mesma, de forma sutil e completa.

Biografía del autor/a

Lis Antunes Sagin, Faculdade Pitágoras

Graduanda em comunicação social - publicidade e propaganda pela universidade pitágoras na unidade de Londrina.

Rogério Zanetti Gomes, Faculdade Pitágoras. Unidade Londrina

Mestre em Design pela UNESP, Especialista em Fotografia pela UEL, Designer pela PUC.PR.

Citas

CARDOSO, Rafael. Uma introdução a história do design. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 2004.

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidade: interdisciplinaridade: o que é isso? 2009. Disponível em: http://vsites.unb.br/ppgec/ dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf. Acesso em: 23 mar. 2011.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2003.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia de design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MARTIM, Leandro de Jesus. Interdisciplinaridade. Disponível em: http://recantodasletras.uol. com.br/artigos/294810. Acesso em: 6 abr. 2011.

VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.

VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

Publicado

2011-12-17

Cómo citar

Sagin, L. A., & Gomes, R. Z. (2011). A interdisciplinaridade entre design gráfico e comunicação. Projetica, 2(1), 95–107. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p95

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a