Neoliberalismo e sofrimento psíquico: a psiquiatrização dos padecimentos no âmbito laboral e escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n2p302

Palavras-chave:

Capital humano, Educação, Sofrimento psíquico, Psiquiatrização, Infância

Resumo

O neoliberalismo é um espaço de produção de subjetividade cujo eixo é a noção de capital humano. Considerando-se que, para o discurso neoliberal, a construção desse capital humano deve ter início na primeira infância, mostramos que, nesse contexto, a educação é entendida como um investimento destinado a hierarquizar e valorizar esse capital. Partindo dos trabalhos de Dardot e Laval, propomos estudar o impacto efetivo que esse modo neoliberal de entender educação tem no âmbito escolar, sublinhando seu vínculo com a proliferação de diagnósticos psiquiátricos na infância. Finalmente, analisamos de que modo esse processo de psiquiatrização dos sofrimentos psíquicos, e de apagamento de fatores e conflitos sociais, impacta na saúde mental das crianças quando elas fracassam no processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Caponi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Patricia Kozuchovski Daré, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Referências

ALEMÁN, Jorge. Hay mucho miedo de que se ponga todo mucho peor de como está. Página 12, Buenos Aires, 20 abr. 2017.

APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM-5. Arlington: APA, 2013.

BALL, Stephen J. Educação global S. A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Miedo líquido: la sociedad contemporánea y sus temores. Buenos Aires: Paidos, 2007.

BECKER, Gary. Investment in human capital: a theoretical analysis. The Journal of Political Economy, Chicago, v. LXX, n. 5, p. 9–49, out. 1962.

BOURDIEU, Pierre. A essência do neoliberalismo. Le Monde Diplomatique, São Paulo, p. 10-13 , fev. 1998.

BOURDIEU, Pierre. Capital cultural, escuela y espacio social. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.

CAMPBELL, Denis; MARSH, Sarah. Quarter of a million children receiving mental health care in England. The Guardian, New York, 3 Oct. 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/society/2016/oct/03/quarter-of-a-million-children-receiving-mental-health-care-in-england. Acesso em: 13 jun. 2020.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Educação, uma herança sem testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: FAPESP, 2017.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DARÉ, Patricia K. A definição das políticas públicas educacionais brasileiras a partir do discurso neoliberal. Tese de doutorado, Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

FARIAS, Francisco Ramos. O fracasso escolar no cenário das patologias da contemporaneidade. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 59, n. 2, dez. 2007.

FOUCAULT, Michel. Naissance de la biopolitique. Paris: Gallimard, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petropolis: Ed. Vozes, 1999.

GOFFMAN, Ervin. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de janeiro: LTC, 1988.

INSEL, Thomas. Transforming diagnosis. NIMH Director’sbBlog, 29 Apr. 2013. Disponível em: http://www.nimh.nih.gov/about/director/2013/transforming-diagnosis.shtml. Acesso em: 13 jun. 2020.

LAVAL, Christan. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque no ensino público. Londrina: Planta, 2004.

LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu et la question néolibéral. Paris: La Découvert, 2018.

LAVAL, Christian; BLAY, Michel. Neuropédagogie: le cerveau au centre de l´école. Paris: Tschann & Cie, 2019.

LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. Común: ensayo sobre la revolución en el siglo XXI. Barcelona: Gedisa Editorial, 2015.

MONCRIEFF, Joanna. Magic bullets for mental disorders: the emergence of the concept of an “antipsychotic” drug. Journal of the History of the Neurosciences, London, v. 22, n. 1, p. 30-46, 2013.

MONCRIEFF, Joanna. Neoliberalism and biopsychiatry: a marriage of convenience. In: COHEN, C.; TIMIMI, S. (ed.). Liberatory psychiatry: philosophy, politics and mental health. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 235-256. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/liberatory-psychiatry/neoliberalism-and-biopsychiatry-a-marriage-of-convenience/73EDE3E8FF1797F891BDF1FC36C2A739. Acesso em: 13 jun. 2020.

OECD - ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Lessons from PISA for Korea. Paris: OECD, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264190672-en. Acesso em: 13 jun. 2020.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 2015.

PIGNARRE, Phyllipe. Les malheurs des psys: psychotropes et médicalisation du social. Paris: La Découverte, 2006.

ROSE, Nikolas. Our psychiatric future. Cambridge: Polity Press, 2019.

SCHULTZ, Theodor W. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: o desaparecimento das virtudes com o novo capitalismo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2012.

SOUZA, Aracy Mendes. Arqueologia do fracasso escolar nas práticas discursivas relativas ao ensino fundamental em Mato Grosso do Sul. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2011.

VARSAVSKY, Julián. Parasite no es fantasía. Página 12, Buenos Aires, 27 fev. 2020.

WHITAKER, Robert. Anatomia de uma epidemia: medicamentos psiquiátricos y el asombroso aumento de las enfermedades mentales. Madrid: Capitan Swing, 2015.

WHITAKER, Robert. Mad in America: bad science, bad medecine, and the enduring mistratment of the mentallu ill. New York: Basic Books, 2010.

WHITAKER, Robert; COSGROVE, Lisa. Psychiatry under the influence: institutional corruption, social injury, and prescriptions for reform. Chennal: Palgrave MacMillan, 2015.

YOUNG MIND. 2020. Disponível em: https://youngminds.org.uk/. Acesso em: 13 jun. 2020

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

CAPONI, Sandra; KOZUCHOVSKI DARÉ, Patricia. Neoliberalismo e sofrimento psíquico: a psiquiatrização dos padecimentos no âmbito laboral e escolar. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 25, n. 2, p. 302–320, 2020. DOI: 10.5433/2176-6665.2020v25n2p302. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/39721. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.