Conectadas: experiência de subalternidade e ajuda-mútua feminina online entre mulheres de classes populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2015v20n2p129

Palavras-chave:

Mídias digitais, Classe social, Gênero, Horizontes de aspiração

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a ressignificação da experiência de subalternidade tal qual experenciada por mulheres das classes populares que se relacionam em rede por meio das mídias digitais. O uso dessas mídias aponta para novas formas de subjetivação e interseccionam, principalmente, diferenças de classe e gênero. Para isso realizamos pesquisa etnográfica mediada e multisituada tanto em plataformas e aplicativos constituidores das redes sociais como o Facebook, o site Bolsa de Mulher, grupos criados via whatsapp; como em ambientes offline que compõem o cotidiano dos sujeitos da pesquisa, no caso, a Baixada Fluminense e a região pobre da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Lara Rodrigues Facioli, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

Richard Miskolci, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Professora da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

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Publicado

2015-12-25

Como Citar

FACIOLI, Lara Rodrigues; MISKOLCI, Richard. Conectadas: experiência de subalternidade e ajuda-mútua feminina online entre mulheres de classes populares. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 20, n. 2, p. 129–159, 2015. DOI: 10.5433/2176-6665.2015v20n2p129. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/22856. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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