Estado, uso do território e processo de democratização na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2005v10n2p131Palavras-chave:
Democracia, América LatinaResumo
Este artigo pretende discutir os parâmetros que permitam analisar as relações entre estado e democracia na América Latina, a partir da dinâmica territorial. Pretende verificar a forma como as crescentes desigualdades sociais, a fragmentação e extroversão do território na América Latina colocam em risco a consolidação democrática na região.Downloads
Referências
CANO, Wilson. Soberania e política econômica na América Latina. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
DAGNINO, Evelina. Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KATUTA, Angela M. A(s) Cidadania(s), os movimentos sociais e as espaço-temporalidades. In: COSTA, Lucia Cortes; SOUZA, Maria Antonia. (org.). Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: Ed UEPG, 2005. p. 127-129.)
MATHIAS, Gilberto; SALAMA, Pierre. O estado superdesenvolvido: das Metrópoles ao Terceiro Mundo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
NICOLAS-HIERNAUX, Daniel. Globalização e exclusão no México: um enfoque sócio geográfico, In SILVEIRA, Maria Laura (org.). Continente em chamas: globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
SANTOS, Maria Helena de Castro. Que democracia? Uma visão conceitual desde a perspectiva dos países em desenvolvimento. Dados- Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 44, n. 4, p. 729-771, 2001.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SILVEIRA, Maria Laura. Argentina: do desencantamento da modernidade à força dos lugares. In: SILVEIRA, Maria Laura (org.) Continente em chamas: globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
VERDUGO M., M. Manual de derecho e instituciones políticas. Santiago do Chile: Jurídica, 1998. v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.