Reflexões sobre a exclusão e a inclusão da sociologia no currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n1p40Palabras clave:
Sociologia no 2° grau, Ensino de sociologia no ParanáResumen
O artigo aborda a problemática "exclusão - inclusão" da Sociologia no currículo escolar, não restrita apenas a questão de legalidade da disciplina. Procura também analisar e desmistificar as intenções veladas das LDB'S, na busca de evidenciar o que ficou obscuro quanto à importância das Ciências Humanas no ensino de 2° grau. A análise da problemática do ensino de Sociologia é realizada a partir de um breve histórico da estruturação do ensino de 2° Grau no período de 30 a 92, tendo como foco central de estudos a legislação e a prática de ensino nos cursos de Sociologia na região de Londrina-PR O objetivo deste estudo é buscar subsídios que auxiliem o repensar da situação atual da disciplina com base na história do passado.Descargas
Citas
FAUSTO, Boris. O Brasil Republicano: estrutura de poder e economia (1889-1930). São Paulo: Bertrand, 1985. v. 8.
FAUSTO, Boris. O Brasil Republicano: sociedade e instituições (1889-1930). São Paulo: Bertrand, 1985. v. 9.
FAUSTO, Boris. O Brasil Republicano: sociedade e política (1930-1964). In: História Geral da Civilização Brasileira. 3. ed. São Paulo: Difel, 1986. v. 10.
FAZENDA, Ivani Catarina. A. Educação no Brasil anos 60: o pacto do silêncio. São Paulo: Loyola, 1988.
FAZENDA, Ivani Catarina. Integração e Interdisciplinariedade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.
FERRARI, Alfonso Trujillo. Fundamentos de Sociologia. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
FONTOURA, Amaral. Introdução à Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Globo, 1961.
FREITAG, Bárbara. Escola Estado e Sociedade. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
OLIVEIRA, Luzia Herrmann de. A Sedimentação partidária em questão; os políticos no Paraná de 1979 a 1990. Londrina: UEL, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia critico-social dos Conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação da consciência crítica: subsídios. In: LIBÂNEO, José Carlos. Sócio-analíticos. Petrópolis: Vozes, 1979.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Loyola, 1992.
RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1985.
SAVIANI, Demerval. Educação brasileira. Educação & Sociedade, São Paulo: Cortez & Moraes, set. 1978, p. 50.
SPEER, Albert. Por Dentro do Terceiro Reich, Rio de Janeiro: Ed. Arte Nova, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.