O movimento da sociologia como disciplina escolar entre 1925 e 1942: as reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II

Autores/as

  • Wanirley Pedroso Guelfi Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p11

Palabras clave:

Sociologia/Ciências Sociais e ensino secundário, Sociologia/Ciências Sociais e ensino no 2º Grau, História das disciplinas, História e historiografia da educação

Resumen

Com esse texto o objetivo norteador foi compreender a inclusão e permanência da Sociologia como disciplina escolar nos currículos do ensino secundário brasileiro entre 1925-1942, na modalidade propedêutica, e sua relação com o ideário da modernidade no país. As fontes pesquisadas foram as leis das reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

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Biografía del autor/a

Wanirley Pedroso Guelfi, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

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Publicado

2007-07-15

Cómo citar

GUELFI, Wanirley Pedroso. O movimento da sociologia como disciplina escolar entre 1925 e 1942: as reformas do secundário e os programas de ensino do Colégio Pedro II. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 11–30, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3385. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

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