Garra de jaguar, botão de camisa, cartucho de bala: um olhar sobre arte, poder, prestígio e xamanismo na cultura material Kaingang

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n2p62

Palabras clave:

Cultura material Kaingang, Tropeirismo, Perspectivismo ameríndio, Arte e cidade

Resumen

Este artigo focaliza um conjunto de objetos de grande significado para a compreensão do Uri/presente e do Waxi/passado Kaingang, cujas vias interpretativas são tecidas em diálogo com interlocutores indígenas. Tais objetos acessam novas chaves para os estudos que abordam a arte, o contato interétnico e a etnohistória dos processos coloniais vivenciados no sul do Brasil. Fabricados pelos Kaingang novecentistas, estes objetos lançam luz para uma mais sofisticada interpretação das manifestações estéticas que integram a cultura material kaingang nas cidades contemporâneas.

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Biografía del autor/a

Ana Elisa de Castro Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

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Publicado

2014-12-30

Cómo citar

CASTRO FREITAS, Ana Elisa de. Garra de jaguar, botão de camisa, cartucho de bala: um olhar sobre arte, poder, prestígio e xamanismo na cultura material Kaingang. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 19, n. 2, p. 62–83, 2014. DOI: 10.5433/2176-6665.2014v19n2p62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/20698. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

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