O Perspectivismo indígena é somente indígena? cosmologia, religião, medicina e populações rurais na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2012v17n1p33Palabras clave:
Cosmologia, Amazônia, Populações rurais, Religião, Saúde públicaResumen
O artigo pretende discutir aspectos da cosmologia e do ethos de populações rurais de três mesorregiões da Amazônia: Nordeste Paraense, Baixo Amazonas e Sudeste Paraense, que têm muito a ver com questões relacionadas à religião e saúde. A discussão é baseada em parte na experiência de trabalho de campo do autor, sobretudo na microrregião do Salgado e na literatura antropológica que aborda o tema em todas essas áreas da Amazônia. Trata-se também de fazer homenagem ao antropólogo João Valentin Wawzyniak, cujo trabalho de pesquisa e cujas publicações representam um avanço importante no conhecimento dessa temática.Descargas
Citas
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Cosmological deixis and amerindian perspectivism. The Journal of the Royal Anthropological Institute, London, v. 4, n. 3, p. 469-488, 1998.
CAVALCANTE, Patrícia Carvalho. De nascença ou de simpatia: iniciação, hierarquia e atribuições dos mestres na pajelança marajoara. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Federal da Pará, Belém, 2008.
CRAVALHO, Mark. An invisible universe of evil: supernatural malevolence and personal experience among Amazon peasants. 1993. Dissertação (Doutorado em Antropologia) - University of Califórnia, San Diego, 1993.
CARVALHO, Mark. De doente a “encantado”: o conceito de mecanismo de defesa constituído culturalmente e a experiência de uma vítima de ‘espírito mau’ em uma comunidade rural na Amazônia. In: ALVES, Paulo César; RABELO, Mirian Cristina (org.). Antropologia da saúde: traçando identidades e explorando fronteiras. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998. p. 155-177.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Lisboa: Livros do Brasil, 1957.
ELIADE, M. O xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. Witchcraft, oracles and magic among the azande. Oxford: Clarendon Press, 1937.
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. A cidade dos encantados: pajelanças, feitiçarias e religiões afro-brasileiras na Amazônia, 1870-1950. Belém: Edufpa, 2009.
FIGUEIREDO, Napoleão. Os “bichos” que curam: os animais e a medicina de ‘folk’ em Belém do Pará. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Série Antropologia, Belém, v. 10, n. 1, p. 75-91, 1994.
FIGUEIREDO, N. Pajelança e catimbó na região Bragantina. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Maceió, v. 32, p. 41-52, 1976.
FIGUEIREDO, Napolieão. Rezadores, Pajés & Puçangas. Belém: UFPA, 1979.
FIGUEIREDO, Napoleão; SILVA, Anaiza Vergolino. Festas de santos e encantados. Belém: Academia Paraense de Letras, 1972.
GALVÃO, Eduardo. Santos e visagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Baixo Amazonas. São Paulo: Nacional, 1955.
HARRIS, Mark. Life on the Amazon: the anthropology of a Brazilian Peasant Village. Oxford: The Oxford University Press, 2000.
HARRIS, Mark. Presente ambivalente: uma maneira amazônica de estar no tempo. In: MURRIETA, Rui; ADAMS, Cristina; NEVES, Walter (org.): Sociedades caboclas amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume, 2006. p. 81-108.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. São Paulo: Nacional, 1970.
LIMA AYRES, Déborah de Magalhães. A construção histórica da categoria caboclo: sobre estruturas e representações sociais no meio rural. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 2, n. 2, p. 5-32, 1999.
LIMA AYRES, Deborah de Magalhães. The social category caboclo: history, identity and outsider’s social classification of a rural population of the Amazon Middle Solimões River. 1992. Tese (Doutorado em Antropologia) - University of Cambridge, Cambridge, 1992.
MARTINS, José de Souza. O tempo da fronteira: retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira. Tempo Social, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 25-70, 1996.
MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1981.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
MAUÉS, Raymundo Heraldo. A ilha encantada: medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores. 1977. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 1977.
MAUÉS, Raymundo Heraldo. A ilha encantada: medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores. Belém: UFPA, 1990.
MAUÉS, Raymundo Heraldo. O simbolismo e o boto na Amazônia: religiosidade, religião, identidade. História Oral, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 11-28, 2008.
MAUÉS, Raymundo Heraldo. Padres, pajés, santos e festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: CEJUP, 1995.
MAUÉS, Raymundo Heraldo; VILLACORTA, Gisela Macambira. Pajelança e encantaria amazônica. In: PRANDI, Reginaldo (org.). Encantaria brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001. p. 11-58.
MOTT, Luis. Etnodemonologia: a vida sexual do Diabo no mundo ibero-americano. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 64-99, 1985.
MOTTA-MAUÉS, Maria Angélica. A questão étnica: índios, brancos, negros e caboclos. In: LOUREIRO, Violeta R. (org.). Estudos e problemas Amazônicos. Belém: IDESP/SEDUC, 1989. p. 196-204.
MURRIETA, Rui S. S. Dialética do sabor: alimentação, ecologia e vida cotidiana em comunidades ribeirinhas da ilha de Ituqui, baixo Amazonas, Pará. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 39-88, 2001.
MURRIETA, Rui S. S. O dilema do papa-chibé: consumo alimentar, nutrição e práticas de intervenção na Ilha de Ituqui, Baixo Amazonas, Pará. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 97-145, 1998.
MUSUMECI, Leonarda. O mito da terra liberta colonização “espontânea”, campesinato e patronagem na Amazônia Oriental: ANPOCS/Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988.
NIETZSCHE, Frederico. A gaia ciência. Lisboa: Guimarães, 2000.
NOVAES, Regina Reys. De corpo e alma: catolicismo, classes sociais e conflitos no campo. Rio de Janeiro: Graphia, 1997.
NOVAES, Regina Reys. Os escolhidos de Deus: pentecostais, trabalhadores & cidadania. Rio de Janeiro: ISER/Marco Zero, 1985. (Cadernos do ISER 19).
QUINTAS, Gianno Gonçalves. Entre maracás, curimbas e tambores: pajelanças nas religiões afro-brasileiras. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.
RODRIGUES, Carmem Izabel. Caboclos na Amazônia: a identidade na diferença. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 9, n. 1, p. 119-130, 2006.
SALLES, Vicente. Cachaça, pena e maracá. Brasil Açucareiro, Rio de Janeiro, v. 27, n. 74, p. 46-55, 1967.
SIGAUD, Lygia. Os clandestinos e os direitos. São Paulo: Duas Cidades, 1979.
SILVA, Andréa L. Comida de gente: preferências e tabus alimentares entre os ribeirinhos do Médio Rio Negro (Amazonas, Brasil). Revista de Antropologia, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 125-179, 2007.
SILVA, Maria Ivonete Coutinho. Mulheres migrantes na transamazônica: construção da ocupação e do fazer política. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.
SILVA, Tatiana Lins. Os curupira foram embora: economia, política e ideologia numa comunidade amazônica. 1980. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1980.
SLATER, Candace. Dance of the dolphin: transformation and disenchantment in the Amazonian imagination. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
SMITH, Nigel. Man, Fishes, and the Amazon. Gainesville: Florida University Press, 1982.
SOARES, José Arlindo. A frente do Recife e o governo de Arraes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
TRINDADE, Raida Renata Reis. Aqui a cura é de verdade: reflexões em torno da cura xamânica em São Caetano de Odivelas-PA. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.
VELHO, Otávio. Besta-Fera: recriação do Mundo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
VELHO, Otávio. Frentes de expansão e estrutura agrária. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
WAGLEY, Charles. Uma comunidade Amazônica. São Paulo: Nacional, 1977.
WAWZYNIAK, João Valentin. “Engerar” uma categoria cosmológica sobre pessoa, saúde e corpo. Ilha, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 33-55, 2003.
WAWZYNIAK, João Valentin. Agentes comunitários de saúde: transitando e atuando entre diferentes racionalidades no rio Tapajós, Pará, Brasil. Campos, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 59- 81, 2009.
WAWZYNIAK, João Valentin. Assombro de olhado de bicho: uma etnografia das concepções e ações em saúde entre os ribeirinhos do baixo Tapajós, Pará – Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
WAWZYNIAK, João Valentin. Curupira engerado em IBAMA: apreensão de um órgão público federal em termos cosmológicos locais. Teoria & Pesquisa, São Carlos, v. 44-45, p. 5-18, 2004.
WAWZYNIAK, João Valentin. Humanos e não - humanos no universo transformacional dos ribeirinhos do rio Tapajós – Pará. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 27., 2010, Belém. Anais. Belém, 2010.
WAWZYNIAK, João Valentin. Percepção da internação e do ambiente hospitalar por ribeirinhos do Tapajós, Pará, Brasil. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 5, n. 2, p. 89-104, 2011.
WOORTMANN, Klaas. Hábitos e ideologias alimentares em grupos sociais de baixa renda: relatório final. Brasília: DAN, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.