Ensino Remoto Emergencial: fatores de êxito e práticas de linguagem no ensino fundamental anos finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp54-75

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Fator de êxito, Práticas de linguagem

Resumo

As discussões sobre o impacto da pandemia no cenário educacional têm se tornado uma pauta cada vez mais presente nos debates entre profissionais da educação e a população em geral. Nessas discussões, questiona-se se houve êxito no aprendizado dos educandos diante da realidade do ensino remoto emergencial (ERE). Considerando as práticas de linguagem e a vigência do ERE como uma experiência curricular proporcionadora de inteligibilidades (MOITA LOPES, 2006), este artigo objetiva analisar fatores de êxito na aprendizagem, com base nas indicações de professores do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. A partir de pesquisa bibliográfica qualitativo-interpretativista, exploratória e indutiva, analisaram-se cinco relatos de experiências de ensino-aprendizagem no ensino fundamental – anos finais. A investigação apoiou-se em subsídios teóricos identificados com a Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006); a Teoria da Ação Dialógica (FREIRE, 1987); a noção de ensinagem (CORREIA, COSTA, AKERMAN, 2017); e os fatores de êxito no percurso escolar (GATTI, 2018), dentre outros. Os resultados identificam o engajamento, a reflexão e o desenvolvimento de habilidades como fatores de êxito presentes em diferentes experiências de ensino analisadas quanto às práticas de linguagem relacionadas à leitura, escrita, análise linguística e oralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

Alisson dos Santos França , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq/UFCG, licenciando em Letras - Português. 

Breno Silva Andrade, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Colaborador projeto de iniciação Científica do CNPq/UFCG, licenciando em Letras - Português. 

 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:educação é a base (4.ª versão). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico.Acesso em: 23 jun. 2019.

CARVALHO, A. M. C. de. Alcançando o sucesso escolar: fatores que auxiliam nesta conquista. Revista Vertentes, v. 35, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/pee/. Acesso em 12 de mar de 2020

COELHO, G.; AMANTES, A. A influência do engajamento sobre a evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade.Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias. v. 13, 2014. Disponível em http://reec.uvigo.es/ Acesso em 12 de mar de 2020

CORREIA, R. L.; COSTA, S. L. da; AKERMAN, M. Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local. v. 18, n. 3, jul./set. 2017. Disponível em https://interacoes.ucdb.br/interacoes Acesso em 05 de abril de 2022. DOI: https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1526

DAMASCENO, M. A.; NEGREIROS, F. Professores, Fracasso e Sucesso Escolar: Um Estudo no Contexto Educacional Brasileiro. Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 73-89, jun. 2018. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo. Acesso em 05 de abril de 2022 DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2572

DIAS-TRINDADE, S. et al. Ensino Remoto Emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista tempos e espaços em educação. v. 13. 2020. Disponível em https://seer.ufs.br/index.php/revtee. Acesso em 05 de abril de 2022 DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426

FAGUNDES, D. et al. Tecnologias digitais no ensino de geometria plana: um relato de experiência com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Revista Educacional Interdisciplinar. v. 10, n. 2. 2021. Disponível emhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/index Acesso em 20 de mar de 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17° Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GABASSA, V. Atuações educativas de êxito em Goiás: práticas curriculares inovadoras para a contemporaneidade. e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 1957-1979, out. 2020. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculumAcesso em 20 de agos de 2022 DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1957-1979

GATTI. B. A. Por uma política de formação de professores. Revista Pesquisa Fasep: entrevista a Bruno de Pierro. 2018. Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/ Acesso em 20 de agos de 2022

HODGES, C. et al. A diferença entre ensino remoto de emergência e aprendizado online. Educause Review. mar. 2020. Disponível em https://er.educause.edu/ Acesso em 20 de agos de 2022

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A.;. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOITA LOPES, L. P. Por uma linguística aplicada indisciplinar. Parábola Editorial, São Paulo, 2006.

NICOLINI, P. P. F.; MARTINS, A. de O. Escrita do eu em tempos de caos: uma experiência de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental II. Philologus. Rio de Janeiro, v. 28 n. 82. 2022. Disponível em https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph Acesso em 25 de abril de 2022.

OLIVEIRA, R. M. de; CORRÊA, Y. Ensino de língua portuguesa com mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia. Dialogia. São Paulo, n.36, p. 252-268, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18336

Disponível em https://periodicos.uninove.br/dialogia/. Acesso em 25 de março de 2022.

SASSI, S. et al. Computação (Des)plugada: um relato de experiência sobre o ensino remoto de Números Binários em tempos de distanciamento social. In: Workshop sobre Educação em Computação, 29., 2021, Porto Alegre, 2021. Anais [...]. Porto Alegre: 2021 Disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei Acesso em 25 de março de 2022 DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15893

TOMAZINHO, P. Ensino remoto emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Revista Educação a Distância. vol. 7, n. 1, 2020. Disponível https://www.aunirede.org.br/ Acesso em 25 de março de 2022

VASCONCELOS, B. et al. Ensino de língua portuguesa na pandemia do Covid-19: uma experiência com estudantes do 9º ano do ensino básico. Cairu em Revista, 2021. Disponível em https://www.cairu.br/revista/editorial.html Acesso em 25 de março de 2022.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

ARAÚJO, Denise Lino de; FRANÇA , Alisson dos Santos; ANDRADE, Breno Silva. Ensino Remoto Emergencial: fatores de êxito e práticas de linguagem no ensino fundamental anos finais . Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 54–75, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp54-75. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47079. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula