O gênero crônica argumentativa e a construção de sua aprendizagem pelos alunos: a atuação do professor e do livro didático de português

Autores/as

  • Sílvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p219

Palabras clave:

Ensino/aprendizagem de língua materna, Argumentação, Livro Didático de Português, Produção de Textos Escritos

Resumen

Neste texto, apresentamos uma reflexão acerca de como o livro didático de Português – LDP – e o professor propõem o ensino de produção escrita da crônica argumentativa numa sala de aula de 8° ano de uma escola pública. A pergunta motivadora é: como a crônica argumentativa é trabalhada nas atividades de produção escrita de um LDP e como o professor transmite esse trabalho aos alunos? Para respondê-la, apresentamos um estudo baseado nos procedimentos metodológicos da Linguística Aplicada (LA) com base interpretativista, focalizando o processo de uso da linguagem. O corpus de análise é constituído pela proposta de produção escrita apresentada pelo LDP Português – Linguagens, pelas aulas em que a professora desenvolveu as atividades relacionadas a essa proposta de produção e pelos textos escritos pelos alunos. A base teórica principal de apoio à análise dos dados é constituída de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005), Toulmin (2006) e Schneuwly (1988). Com a análise dos dados, percebemos que os alunos conseguem, de maneira geral, produzir textos argumentativos escritos, levando para eles reflexos do conhecimento extraescolar sobre sua produção, tendo em vista marcas estilísticas e temáticas, detectadas nos textos, não ensinadas pelo LDP nem pela professora.

Biografía del autor/a

Sílvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professor na Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí.

Citas

ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa: INCM, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979. p. 277-326.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português – linguagens: 5ª à 8ª séries. São Paulo: Atual, 2002.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 41-70.

FRANCHI, Eglê. E as crianças eram difíceis... A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GAVAZZI, Sigrid; GUIMARÃES, Cristiane O ensino da argumentação nas aulas de língua portuguesa: três propostas de trabalho. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; SANTOS, Leonor Werneck dos. Estratégias de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 93-103.

LEAL, Telma Ferraz; MORAIS, Artur Gomes de. A argumentação em textos escritos: a criança e a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PEDROSA, Maria Cristina Necho Salta. As atividades de produção textual escrita em livros didáticos de português: caminhos e descaminhos na formação de produtores de textos. 2006. 230 f. Dissertação (Mestre) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP, 2006.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.

SOUZA, Edna Guedes de. Dissertação: gênero ou tipo textual? In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BESERRA, Normanda da Silva (org.) Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 163-183.

TOULMIN, Stephen Edelston. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

VAN DIJK, Teun. A.; KINTSCH, Walter Strategies of discourse comprehension. Nova Iorque: Academic Press, 1983.

VYGOTSKY, Levy. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

VYGOTSKY, Levy. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Cómo citar

SILVA, Sílvio Ribeiro da. O gênero crônica argumentativa e a construção de sua aprendizagem pelos alunos: a atuação do professor e do livro didático de português. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 1, p. 219–246, 2010. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n1p219. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5499. Acesso em: 7 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.