A construção do gênero discursivo painel: das diferentes temporalidades à estrutura composicional

Autores

  • Vanda Mari Trombetta Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p172-195

Palavras-chave:

Gênero discursivo painel, Diferentes temporalidades, Escrita

Resumo

Observa-se uma pressuposição no trabalho pedagógico com o gênero em materiais didáticos: a centralização no ensino da estabilidade do gênero. Em outra perspectiva, há práticas que, embora reconheçam a estabilidade, focalizam nas situações de produção dos enunciados e seus aspectos sócio-históricos. Assume-se, deste modo, com ancoragem em Bakhtin e o Círculo de Bakhtin, a análise de uma prática de ensino de um gênero emergindo de uma situação social. Objetiva-se analisar, no corpus, um conjunto de três propostas para a escrita do gênero painel. O foco de observação será a construção do gênero para além da estrutura composicional, com ênfase no diálogo com as temporalidades. Para reforçar a investigação, examinam-se, também, três versões de escrita do gênero. Sob essa perspectiva, observa-se um trabalho possível com a escrita voltado mais para a compreensão de como se dão as práticas de linguagem em processos de interação do que especificamente com a materialidade textual do gênero painel, pressupostos defendidos por Bakhtin e pelo Círculo de Bakhtin.

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Biografia do Autor

Vanda Mari Trombetta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado e Doutorado em Letras. Atua na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, no Curso de Licenciatura em Letras. Áreas de pesquisa: leitura e escrita na perspectiva enunciativa-discursiva, formação de professor.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

TROMBETTA, Vanda Mari. A construção do gênero discursivo painel: das diferentes temporalidades à estrutura composicional. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 172–195, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p172-195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49199. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos