A construção do gênero discursivo painel: das diferentes temporalidades à estrutura composicional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p172-195Palavras-chave:
Gênero discursivo painel, Diferentes temporalidades, EscritaResumo
Observa-se uma pressuposição no trabalho pedagógico com o gênero em materiais didáticos: a centralização no ensino da estabilidade do gênero. Em outra perspectiva, há práticas que, embora reconheçam a estabilidade, focalizam nas situações de produção dos enunciados e seus aspectos sócio-históricos. Assume-se, deste modo, com ancoragem em Bakhtin e o Círculo de Bakhtin, a análise de uma prática de ensino de um gênero emergindo de uma situação social. Objetiva-se analisar, no corpus, um conjunto de três propostas para a escrita do gênero painel. O foco de observação será a construção do gênero para além da estrutura composicional, com ênfase no diálogo com as temporalidades. Para reforçar a investigação, examinam-se, também, três versões de escrita do gênero. Sob essa perspectiva, observa-se um trabalho possível com a escrita voltado mais para a compreensão de como se dão as práticas de linguagem em processos de interação do que especificamente com a materialidade textual do gênero painel, pressupostos defendidos por Bakhtin e pelo Círculo de Bakhtin.
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