Por uma abordagem crítica na elaboração e uso de materiais didáticos para a educação linguística
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p87-105Palavras-chave:
educação linguística, materiais didáticos, criticidadeResumo
Uma pedagogia se torna relevante quando a sua prática é colocada em evidência, bem como tudo o que for necessário para colocá-la em funcionamento (Akbari, 2008; Crookes, 2013). Assim, considerando a centralidade dos materiais didáticos em sala de aula (Garson; Graves, 2014), explorar a relevância desses recursos para uma pedagogia crítica pode ser um excelente caminho para evidenciar esse modo de ensinar. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo fomentar a discussão acerca da criticidade na educação linguística apresentando princípios que podem orientar o ensino crítico bem como um exemplo de abordagem na elaboração e uso de materiais didáticos que contempla a criticidade (Montenegro, 2022). Para tal, professores de inglês em formação participaram de uma oficina de materiais didáticos sob uma perspectiva crítica de ensino e ministraram aulas durante a prática em Estágio Supervisionado em uma universidade pública baiana. Os resultados obtidos apontam para a utilização de códigos (Freire, 1987; Wallerstein; Auerbach, 2004) e do princípio do diálogo (Crookes, 2013; Freire, 1987; Wallerstein; Auerbach, 2004) como elementos determinantes para a implementação de uma abordagem problematizadora (Wallerstein; Auerbach, 2004).
Downloads
Referências
AKBARI, R. Transforming lives: introducing critical pedagogy into ELT classrooms. ELT Journal, Oxford, v. 62, n. 3, p. 276-283, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccn025 DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccn025
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2008.
CROOKES, G. V. Critical ELT in action: foundations, promises, praxis. New York; London: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203844250
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GARSON, S.; GRAVES, K. Materials in ELT: current issues. In: GARSON, S.; GRAVES, K. (org.). International perspectives on materials in ELT. London: Palgrave Macmillan, 2014. p. 1-15. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137023315_1
KUMARAVADIVELU, B. A linguística aplicada na era da globalização. In: LOPES, L. P. M. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 129-148.
MONTENEGRO, P. C. F. Por uma abordagem crítica na elaboração e uso de materiais didáticos: uma experiência transformadora. 2022. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://ppglinc.ufba.br/sites/ppglinc.ufba.br/files/verso_final_tese_capa_dura.pdf. Acesso em: 24 out. 2023.
PESSOA, R. R; SILVESTRE, V. P.; MÓR, W. M. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018.
TOMLINSON, B. Materials development in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
WALLERSTEIN, N.; AUERBACH, E. R. Problem-posing at work: popular educator's guide. Alberta: Grass Roots Press, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paula Montenegro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.