Por uma abordagem crítica na elaboração e uso de materiais didáticos para a educação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p87-105

Palavras-chave:

educação linguística, materiais didáticos, criticidade

Resumo

Uma pedagogia se torna relevante quando a sua prática é colocada em evidência, bem como tudo o que for necessário para colocá-la em funcionamento (Akbari, 2008; Crookes, 2013). Assim, considerando a centralidade dos materiais didáticos em sala de aula (Garson; Graves, 2014), explorar a relevância desses recursos para uma pedagogia crítica pode ser um excelente caminho para evidenciar esse modo de ensinar.  Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo fomentar a discussão acerca da criticidade na educação linguística apresentando princípios que podem orientar o ensino crítico bem como um exemplo de abordagem na elaboração e uso de materiais didáticos que contempla a criticidade (Montenegro, 2022). Para tal, professores de inglês em formação participaram de uma oficina de materiais didáticos sob uma perspectiva crítica de ensino e ministraram aulas durante a prática em Estágio Supervisionado em uma universidade pública baiana. Os resultados obtidos apontam para a utilização de códigos (Freire, 1987; Wallerstein; Auerbach, 2004) e do princípio do diálogo (Crookes, 2013; Freire, 1987; Wallerstein; Auerbach, 2004) como elementos determinantes para a implementação de uma abordagem problematizadora (Wallerstein; Auerbach, 2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Montenegro, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras: Português e Inglês com as Respectivas Literaturas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pós-graduação "lato sensu" em Língua Inglesa pela Universidade Salvador (UNIFACS). Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando em língua inglesa, formação de professores de línguas, prática reflexiva e abordagem intercultural crítica do ensino de línguas.

Referências

AKBARI, R. Transforming lives: introducing critical pedagogy into ELT classrooms. ELT Journal, Oxford, v. 62, n. 3, p. 276-283, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccn025 DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccn025

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2008.

CROOKES, G. V. Critical ELT in action: foundations, promises, praxis. New York; London: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203844250

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GARSON, S.; GRAVES, K. Materials in ELT: current issues. In: GARSON, S.; GRAVES, K. (org.). International perspectives on materials in ELT. London: Palgrave Macmillan, 2014. p. 1-15. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137023315_1

KUMARAVADIVELU, B. A linguística aplicada na era da globalização. In: LOPES, L. P. M. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 129-148.

MONTENEGRO, P. C. F. Por uma abordagem crítica na elaboração e uso de materiais didáticos: uma experiência transformadora. 2022. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://ppglinc.ufba.br/sites/ppglinc.ufba.br/files/verso_final_tese_capa_dura.pdf. Acesso em: 24 out. 2023.

PESSOA, R. R; SILVESTRE, V. P.; MÓR, W. M. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018.

TOMLINSON, B. Materials development in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

WALLERSTEIN, N.; AUERBACH, E. R. Problem-posing at work: popular educator's guide. ‎Alberta: Grass Roots Press, 2004.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

MONTENEGRO, Paula. Por uma abordagem crítica na elaboração e uso de materiais didáticos para a educação linguística. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 87–105, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p87-105. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49203. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos