A leitura de narrativas híbridas de história e ficção juvenis na formação do leitor literário decolonial no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p337-358

Palavras-chave:

Narrativa Híbrida de História e Ficção Juvenil, Decolonialidade, Formação do leitor decolonial

Resumo

O ensino da literatura, nos anos iniciais de escolarização, pode ser abordado desde uma perspectiva crítica, se ampliarmos nele as leituras de cunho híbrido e descolonizador. Desse modo, no presente artigo, objetivamos apresentar uma análise da obra híbrida Ana Preciosa e Manuelim e o roubo das moedas na época do ciclo do ouro (2004), de Maria José Silveira, que é uma narrativa híbrida de história e ficção que se dedica a explorar o passado brasileiro a partir da visão dos invisibilizados pelo discurso oficial. Temos, como aporte teórico à análise, os estudos de Genette (s/d) sobre os elementos constitutivos da narrativa. Apoiamo-nos, ainda, nos estudos de Santos (2023) e Fleck (2017; 2023) a respeito da utilização de tais narrativas no desenvolvimento de um leitor literário decolonial, alinhado aos estudos de Colomer (2007; 2014). Da vertente da “história vista de baixo” contamos com Sharpe (1992), e sobre a decolonialidade dispomos das reflexões de Mignolo (2017). Os resultados demonstram como a literatura híbrida de história e ficção juvenil pode contribuir com outros saberes e novas visões sobre registros históricos hegemônicos e, desse modo, auxiliar na formação de leitores literários decoloniais.

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Biografia do Autor

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Letras, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2009); Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2012). Especialização em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010). É Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade do Oeste do Paraná Unioeste/Cascavel-PR.(2020). Doutoranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste. É professora do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel - Paraná e, também, na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de educação como professora, coordenadora pedagógica, direção escolar na educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Comparada. Membro do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização”.

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Pós-doutorado (2015) em Literatura Comparada e Traducao, pela Universidade de Vigo-UVigo-Espanha, com Bolsa da CAPES; Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Letras, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Atualmente, é Professor de Literaturas Hispânicas e Cultura Hispânica na graduacao em Letras da Unioeste, campus de Cascavel-PR. Atua também no Programa de Pós-Graduacao acadêmico em Letras da instituicao, na área de Literatura Comparada e Traducao, e no Programa de Pós-Graduacao Mestrado Profissional-Profletras na área de Literatura Infantil e Juvenil, sendo coordenador do Programa nos biênio 2017-2019; 2019-2021. Suas atuacoes dão ênfase aos estudos latino-americanos de Literatura Comparada, de Cultura Hispânica e à Traducao como vias de relacao entre as diferentes culturas, tendo a formacao do leitor como um dos eixos essenciais de suas pesquisas. Nesse contexto, é especialista em estudo do romance histórico, escrita híbrida que ele considera, junto a sua leitura, umas das principais vias de descolonizacao para o cidadão latino-americano. Na área da Traducao, busca dedicar-se aos estudos e à prática tradutória de obras relevantes da história da Literatura Latino-americana, em língua espanhola, ignoradas ou desconhecidas de grande parte da população brasileira. Nesse sentido, coordena um projeto de prática experimental de traducao literária, o Literatório. É, também, coordenador do Programa de Extensão PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura na instituicao onde é docente. É líder do Grupo de Pesquisa Ressignificacoes do passado na América: processos de leitura, escrita e traducao de gêneros híbridos de história e ficcao vias para a descolonizacao, cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa Lattes CNPq. UNIOESTE.

Referências

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

SACOMORI CANDIDO PEDRO, Fernanda; FRANCISCO FLECK, Gilmei. A leitura de narrativas híbridas de história e ficção juvenis na formação do leitor literário decolonial no Ensino Fundamental . Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 337–358, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p337-358. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50374. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos