The reding of youth hybrid narratives of History and fiction in the formation of the decolonial literary reader in the Elementary School

Authors

  • Fernanda Sacomori Candido Pedro Unioeste- Cascavel https://orcid.org/0000-0001-6810-9895
  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p337-358

Keywords:

Decolonialidade

Abstract

The teaching of literature, in the first years of school, can be approached from a critical perspective once we expand in it the reading practices of hybrid and decolonizing nature. Therefore, in this article, we aim to present an analysis of the hybrid work Ana Preciosa e Manuelim e o roubo das moedas na época do ciclo do ouro (2004), by Maria José Silveira, which is a hybrid narrative of history and fiction that is dedicated to explore the Brazilian past, from the perspective of those made invisible by official discourseWe have, as a theoretical contribution to the analysis, the studies by Genette (s/d), on the constituent elements of the narrative. We also rely on the studies of Santos (2023) and Fleck (2017;2023) regarding the use of such narratives in the development of a decolonial literary reader, aligned with the studies of Colomer (2007; 2014). About the perspective of “History seen from below”, we use Sharpe’s (1992) contribuitions. Concerning decoloniality we count with the reflections made by Mignolo (2017). The results demonstrate how hybrid literature of History and youth fiction can contribute with other knowledge and new views on hegemonic historical records and, in this way, help in the formation of decolonial literary readers.

Author Biographies

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Unioeste- Cascavel

Possui graduação em Letras, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2009); Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2012). Especialização em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010). É Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade do Oeste do Paraná Unioeste/Cascavel-PR.(2020). Doutoranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste. É professora do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel - Paraná e, também, na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de educação como professora, coordenadora pedagógica, direção escolar na educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Comparada. Membro do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização”.

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Pós-doutorado (2015) em Literatura Comparada e Traducao, pela Universidade de Vigo-UVigo-Espanha, com Bolsa da CAPES; Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Letras, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Atualmente, é Professor de Literaturas Hispânicas e Cultura Hispânica na graduacao em Letras da Unioeste, campus de Cascavel-PR. Atua também no Programa de Pós-Graduacao acadêmico em Letras da instituicao, na área de Literatura Comparada e Traducao, e no Programa de Pós-Graduacao Mestrado Profissional-Profletras na área de Literatura Infantil e Juvenil, sendo coordenador do Programa nos biênio 2017-2019; 2019-2021. Suas atuacoes dão ênfase aos estudos latino-americanos de Literatura Comparada, de Cultura Hispânica e à Traducao como vias de relacao entre as diferentes culturas, tendo a formacao do leitor como um dos eixos essenciais de suas pesquisas. Nesse contexto, é especialista em estudo do romance histórico, escrita híbrida que ele considera, junto a sua leitura, umas das principais vias de descolonizacao para o cidadão latino-americano. Na área da Traducao, busca dedicar-se aos estudos e à prática tradutória de obras relevantes da história da Literatura Latino-americana, em língua espanhola, ignoradas ou desconhecidas de grande parte da população brasileira. Nesse sentido, coordena um projeto de prática experimental de traducao literária, o Literatório. É, também, coordenador do Programa de Extensão PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura na instituicao onde é docente. É líder do Grupo de Pesquisa Ressignificacoes do passado na América: processos de leitura, escrita e traducao de gêneros híbridos de história e ficcao vias para a descolonizacao, cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa Lattes CNPq. UNIOESTE.

References

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Published

2024-06-30

How to Cite

SACOMORI CANDIDO PEDRO, Fernanda; FRANCISCO FLECK, Gilmei. The reding of youth hybrid narratives of History and fiction in the formation of the decolonial literary reader in the Elementary School. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 337–358, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p337-358. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50374. Acesso em: 2 jul. 2024.

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