Entrevista con la Escritora Sorda Portuguesa Marta Morgado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p380-389

Palabras clave:

Ensino da Língua Portuguesa., Gêneros literários

Resumen

Marta Morgado, escritora Sorda, nacida en Lisboa, Portugal, es una personalidad polifacética que desempeña un papel crucial en la comunidad Sorda de Portugal. Morgado se graduó en Educación Infantil en la Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich y posee la equivalencia del Curso de Formación de Formadores de Lengua de Signos Portuguesa, otorgado por la Asociación Portuguesa de Sordos. Además, Marta Morgado es doctora en Lingüística por la Universidad de Leiden (2024) y máster en Educación de Sordos y Lengua de Signos Por tuguesa, título obtenido en la Universidad Católica Portuguesa (2008). También completó el curso de especialización en Lengua de Signos Portuguesa (LGP) y Sordera en la Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa. Con una carrera en el campo de la Educación, Marta enseña en el Centro de Educación Jacob Rodrigues Pereira de la Casa Pia de Lisboa desde 1997. Además, actuó como coordinadora del subdepartamento de LGP en el mismo Centro de Educación Jacob Rodrigues Pereira de la Casa Pia de Lisboa. Ha tenido contribuciones significativas en la creación de materiales multimedia, como Mis primeros signos (2012) y los manuales de primer ciclo para la asignatura de Lengua de Signos Portuguesa La Clase de Dinis (2015). También publicó el cuaderno de Literatura de las Lenguas de Signos (2011) y los Estudios Sordos (2012). Actualmente, Marta está involucrada como investigadora en el Proyecto de Investigación sobre la Adquisición Longitudinal de Lengua de Signos Portuguesa, financiado por la Fundación para la Ciencia y la Tecnología.

Biografía del autor/a

Marta Morgado

Escritora Surda. Doutora em linguística. Portugal/PT.

Bruno Lutianny Fagundes Monção, UNIMONTES

Doutorando em Estudos Literários pela UFU; Mestre em Estudos Literários pela UNIMONTES; Mestre em Educação: Educação Especial pela UFP/PT. Graduado em Letras/Libras - UFPB, graduado em Educação Física pela FAVENORTE, graduado em Pedagogia pela EDUCAMAIS; Bacharel em Educação Física pela UNIASSELVI; Bacharel em Letras Libras pela UNIASSELVI. É especialista em Educação a distância: Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais com ênfase em tradução e interpretação, pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e em LIBRAS, pela FAVENORTE; especialista em Docência do Ensino Superior e em Planejamento Escolar pela SOEBRAS / ISEJAN e em Personal Training com ênfase em musculação pela SOEBRAS. Integrante do Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão GPTG, do Grupo do Grupo de Estudo discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica GEDS-EPT e membro do Grupo Leitura no museu. Atualmente, é Professor de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Marcio Jean Fialho de Sousa, UNIMONTES

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, membro permanente do PPGL - Estudos Literários, Coordenador do Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão (PPGL-UNIMONTES) e do Grupo de Leitura no Museu (MRNM/PPGL-UNIMONTES). Membro Pesquisador do Grupo Eça-USP / CNPq , do GT Literatura Portuguesa da ANPOLL e sócio fundador da Associação Amigos do Museu - MRNM-UNIMONTES. Membro da Equipe Técnica, como Coordenador Pedagógico Adjunto, do PNLD 2021, responsável pelas Obras Literárias em Língua inglesa. Em 2017, concluiu Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e, em 2019, concluiu Pós-doutoramento em Estudos Literários pela UNIMONTES. Doutor e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo ? USP. Possui Especialização em Teologia, pelo Centro Universitário Assunção - UniFAI-SP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Atuou como professor universitário em diversas IES do Estado de São Paulo. Trabalhou com formação de professores pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tendo sido também um dos responsáveis pela implantação do Projeto Early Bird de Ensino de Inglês nas séries iniciais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando, principalmente, com: Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Marginais; Eça de Queirós e Teolinda Gersão.

Citas

BARBOSA, M. O. L. LGBTQIA+. Brasil Escola, s.d. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/lgbtqia.htm. Acesso em: 13 maio 2024.

CORREIA, I. S. Línguas e Linguagens: Língua Gestual Portuguesa e Português. Exedra: Revista Científica, Número temático – Educação Especial: contributos para a intervenção, 2015.

KARNOPP, L. B. “Produções Culturais de Surdos: análise da literatura surda”. In: Cadernos de Educação. Pelotas: FaE/PPGE/UFPel, 2010.p. 155-174.

MORGADO M.; MARTINI, M. A turma do Dinis. 1ª ed. Lisboa: Casa Pia de Lisboa, 2015.

MORGADO, M. Estudos Surdos II. Lisboa – PT: Universidade Católica Editora, 2012.

MORGADO, M. Literatura das línguas gestuais. Lisboa – PT: Universidade Católica Editora, 2011.

MORGADO, M. Luanda, Lua. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2012.

MORGADO, M. Mamadu, o herói surdo. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2007.

MORGADO, M. Os meus primeiros gestos, Surd’Universo/CED Jacob Rodrigues Pereira – Casa Pia de Lisboa, 2010.

MORGADO, M. Sou Asas. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2009.

RAMOS, M. I. A. Famílias arco-íris: impacto da percepção da

satisfação conjugal e do suporte social na percepção do papel parental. Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia. Universidade de Lisboa/PT. 2014. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/18428/1/ulfpie047276_tm.pdf. Acesso em: 13 maio 2024.

SACKS, O. Vendo Vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura

T. Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. SÁNCHEZ, Carlos. La increíble y triste historia de la sordera. Caracas: Ceprosord, 1999.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

MORGADO, Marta; MONÇÃO, Bruno Lutianny Fagundes; SOUSA, Marcio Jean Fialho de. Entrevista con la Escritora Sorda Portuguesa Marta Morgado. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 380–389, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p380-389. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50339. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

Entrevistas

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.