Retratos da leitura literária de docentes de Literatura em Goiás e na Galícia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p359-379Palavras-chave:
leitura literária, docentes, ensino médioResumo
Este trabalho, no campo da Didática da Literatura, aborda o processo de formação do leitor literário no âmbito escolar em Goiás (Brasil) e na Galícia (Espanha), com foco no corpo docente. Os objetivos são apresentar e discutir resultados referentes à descrição e à análise do comportamento leitor do professorado de Literatura das escolas federais situadas em Goiás e de Institutos de Educação Secundária (IES) da Galícia, bem como refletir sobre a relevância do professor-leitor na formação do aluno-leitor. Trata-se de uma investigação de enfoque misto, predominantemente descritiva, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário on-line a docentes de Literatura nesse contexto, fundamentada na perspectiva dialógica da literatura, a partir de referências interdisciplinares, como Bakhtin (2003), Ballester (2015), Cosson (2014a, 2014b, 2020), Colomer (1991, 2005) e Dalvi (2013, 2018). Os resultados revelam que os participantes da pesquisa são leitores de literatura, com clara preferência pelo livro impresso e que selecionam suas leituras literárias, principalmente, em razão de suas predileções pessoais e do seu conhecimento literário, vinculando tais escolhas ao pragmatismo da adoção da obra em sala de aula.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BALLESTER, J. La formación lectora y literaria. Barcelona: Graó, 2015.
BARROS, D. C. Um estudo teórico-prático das ações de letramento literário em contextos escolar e extraescolar. 2014. Tese (Doutorado em Literatura e Práticas Sociais) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16643. Acesso em: 23 abr. 2022.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1979.
BURLAMAQUE, F. V. Os primeiros passos na constituição de leitores autônomos. In: TURCHI, M. Z.; TIETZMANN, V. M. (org.). Leitor Formado, leitor em formação: leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 79-91.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. p. 171-193.
COLOMER, T. De la enseñanza de la literatura a la educación literaria. CL & E
Comunicación, Lenguaje y Educación, Madri, v. 3, n. 9, 1991. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/28269247_De_la_ensenanza_de_la_Literatura_a_la_educacion_literaria. Acesso em: 22 mar. 2022.
COLOMER, T. Andar entre libros: la lectura literaria en la escuela. México: Fondo de
Cultura Económica, 2005.
COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014a.
COSSON, R. Círculos de leitura literária e letramento literário. São Paulo: Contexto,
b.
COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
DALVI, M. A. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, M. A.; de REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 67-97.
DALVI, M. A. Educação literária: história, formação e experiências. In: DALVI, M. A; SILVA, A. B.; SOUZA, R. J.; BATISTA, A. K. C. (org.). Literatura e Educação: história, formação e experiência. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. p. 12-24.
ESPANHA. Ministério da Educação, Cultura e Esporte. El sector del libro en España. Madri: Observatorio de la Lectura y del Libro, 2018. Disponível em: https://www.cegal.es/wp-content/uploads/2023/06/El_sector_del_libro_en_espana_2017.pdf
Acesso em: 23 abr. 2024.
FAILLA, Z. Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.
FEDERACIÓN DE GREMIOS DE EDITORES DE ESPAÑA. Informe Hábitos de Lectura y Compra de Libros en España. 2020. Disponível em: https://www.gremieditors.cat/wp-content/uploads/2020/02/200221PRE-FGEE-Ha%CC%81bitos-lectura-presentacio%CC%81n.pdf. Acesso em 20 mar. 2022.
FONTANA, M. J. Janelas à técnica: leitura literária integrada ao currículo do Instituto Federal de Sertão. 2018. Tese (Doutorado em Letras.) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2018. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1510. Acesso em: 23 abr. 2024.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA LUCIO, P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
JOVER-FALEIROS, R. Leitores que perdemos pelo caminho – Os perfis do leitor de literatura: do aluno-leitor ao professor-leitor. In: FAILLA, Z. (org.). Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. p. 66-77. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.
MOLINA, M. M. Desarrollo y evaluación de la competencia lecto-literaria en el bachillerato. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Inovação e Formação Didática, Universidade de Alicante, Alicante, 2017. Disponível em: http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/72709. Acesso em: 23 abr. 2022.
PAULINO, G. Algumas especificidades da leitura literária. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 55-68.
PETRILLI, S. Uma leitura inclassificável de uma escritura inclassificável: a abordagem bakhtiniana da literatura. In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (org.) Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 31-52.
SANTOS, O. M. S. A literatura e a escola: um estudo sobre os modelos de educação literária do ensino médio em escolas públicas de Salvador (BA). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
TABERNERO, R. La literatura en la enseñanza secundaria. In: PARRA, J. R.; RODRÍGUEZ, R. G. (org.). Enseñar la literatura. Jerez: Fundación Caballero Bonald, 2010. p. 127-144.
TINOCO, R. C. Percepção do mundo na sala de aula: leitura e literatura. In: A. M. DALVI, A. M.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 135-151.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dalva Ramos de Resende Matos, María López Sández, Victor Fernando de Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.