“ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: colaboração e extensão na formação de professores de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336

Palavras-chave:

Extensão, Formação de professores, Ensino Colaborativo

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de analisar a formação de professores de Língua Inglesa na perspectiva colaborativa desenvolvida por meio de um projeto de extensão em uma universidade do interior do Estado da Bahia durante o período de isolamento da pandemia da Covid-19. Este estudo está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino Colaborativo (coensino e diálogos cogerativo) como metodologia de formação no projeto. Considerando a linguagem como mediadora de nossas práticas e constituintes de nossas identidades e subjetividades, utilizamos da Análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) para analisar a influência de tal metodologia para a formação inicial dos professores novatos envolvidos nas práticas de coensino no projeto de extensão Sala de Inglês, no Campus X da Universidade do Estado da Bahia. Nossas análises apontam para uma aprendizagem relacional da profissão docente, pela interação entre os sujeitos e pela aproximação da universidade com a comunidade. Esperamos com este estudo contribuir com reflexões sobre a formação inicial de professores e práticas pedagógicas mais situadas em seus contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina da Costa Audi, Universidade Estadual de Santa Cruz

Luciana Cristina da Costa Audi é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Estudos da Linguagem, na área de Linguagem e Educação, pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Língua Inglesa e Licenciada em Letras, com habilitação em inglês e português com as respectivas literaturas na Universidade Estadual de Londrina. Foi bolsista CAPES - PDSE, por período parcial, no Programa de Doutorado Sanduíche na University of Victoria - UVic/ Canadá, sob supervisão do prof. Dr. Wolff-Michael Roth. Foi bolsista PAC-UNEB no período em que cursou o doutorado no Brasil. Possui experiência no Ensino Fundamental e Médio, Educação de jovens e adultos (EJA). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de línguas, Identidade de Professor e Ensino colaborativo. Seu foco de pesquisa está na Formação de Professores de Língua Inglesa. E-mail: lccaudi@uesc.br 

Paulo Henrique Scheidegger, Universidade do Estado da Bahia

Possui licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus X), onde desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica (2021- 2023), atuou como monitor de ensino (2019) e monitor de extensão (2020). Tem interesse em Linguística com ênfase nos temas: análise dialógica do discurso, teoria Bakhtiniana, ensino de pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros e formação de professores de inglês.

Fernanda Reis, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus X.

Referências

AUDI, L. C. C. “E a gente perguntava também não só quem era a gente, mas o que a gente tava fazendo ali" a influência do coensino e diálogo cogerativo na formação de professores de línguas: um estudo de caso no PIBID - Inglês Campus X da UNEB. 2019. 244f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15042019-165510/pt-br.ph. Acesso em: 24 de maio de 2024.

AUDI, L. C. C.; PASSONI, T. P. Da Intencionalidade à Prática: colaboração na formação de professores de língua inglesa em um subprojeto PIBID. In: Rego, A. E. & Passos, M. B. de A. (orgs.). Iniciação à Docência: diálogos, memórias e experiências do PIBID UNEB. Salvador: EDUNEB, 2016, p. 142-159.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União – 26/06/2014 - Edição extra. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 22 de maio de 2024.

BRASIL. Resolução CNE/MEC Nº 07/2018 - Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União – 18/12/2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf Acesso em: 21 de junho de 2024.

DAGNINO, R. Como é a universidade de que o Brasil precisa? Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, S.P. v. 20, n. 2, p. 293-333, 2015. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/aval/a/CP5DRh6nPspXG3NtK3khjqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). XXXI Encontro Nacional do FORPROEX: Carta de Manaus. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-06-28-31o-Encontro-Nacional-Manaus.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras). XLI Encontro Nacional do FORPROEX: Carta de Porto Seguro/BA. 2017. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Carta_Porto_Seguro-2017.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras). LI Encontro Nacional do FORPROEX Carta de Belém do Pará. Data: 2023. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/wp-content/uploads/sites/8/2023/07/FORPROEX___CARTA_DE_BELEM__20232-1.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

GIMENEZ, T. A formação de professores de línguas estrangeiras nos programas governamentais: integrando universidade e escola em comunidades de aprendizagem. In: FRADE, I. C. A. da S. et. al.(Org) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 614-632.

MATEUS, E. Atividade de Aprendizagem Colaborativa e Inovadora de Professores: ressignificando as fronteiras dos mundos universidade-escola. 2005. 331f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13711. Acesso em: 30 julho 2021.

MATEUS, E. Práxis colaborativa e as possibilidades de ser-com-o-outro. In: SCHETTINI, R. H. et al. (orgs.). Vygotsky: uma (Re)Visita no Início do Século XXI, São Paulo: Andross, 2009a, p. 17-52.

MATEUS, E. Em busca de outros modos de com-viver. In: MATEUS, E.; QUEVEDO-CAMARGO, G. ; GIMENEZ, T. (Org.) Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina: EDUEL. 2009b. p. 61-78 .

MATEUS, E.; EL KADRI, M. S.; GAFFURI, P. O que se pode ver da janela: uma análise do subprojeto de Letras-Inglês do programa PIBID. Revista Signum, Londrina: vol. 1, n.14, p. 363-386, jun. 2011. https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8488/pdf DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p363

Acesso em 21 de junho de 2024.

MOITA-LOPES, L. P. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA-LOPES, L.P. (Org) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

ROTH, W-R.; LAWLESS, D. V.; TOBIN, K. {Coteaching Ɩ Cogenertive Dialoguing} as Praxis of Dialectic Method. Forum Qualitative Social Research. Berlin, vol. 1, n. 3, art. 37, dec/2000.

ROTH, W.-M. Being and Becoming in the Classroom. Westport: Ablex Publishing, 2002. DOI: https://doi.org/10.5040/9798400617416

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. Redesigning an "Urban" Teacher Education Program: An Activity Theory Perspective. Mind, Culture and Activity, v. 9, n. 2, 2002a. DOI: https://doi.org/10.1207/S15327884MCA0902_03

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. At the Elbow of Another: Learning to Teach by Coteach-ing. New York: Peter Lang, 2002b.

ROTH, W.-M.; Doing Qualitative Research: Praxis of Method. Rotterdam: Sense Publishers, 2005. DOI: https://doi.org/10.1163/9789087901219

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. (ed.). Teaching Together, Learning Together. New York: Peter Lang, 2005.

ROTH, W.-M. Neoformation: A dialectical approach to developmental change. Mind, Culture and Activity, v. 24, n. 4, p. 368–380. mai.2016. DOI: https://doi.org/10.1080/10749039.2016.1179327

SANTOS, M. S. F. dos; DE PINHO, M. J. A extensão universitária e sua contribuição na formação do estudante de graduação. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.61317. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/61317. Acesso em: 22 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v19.61317

RIBEIRO, J. S. C.; MILHOMEM, M. S. F. dos S. A Extensão Universitária em Tempos de Pandemia: a PROEX/UFT no enfrentamento da Covid-19. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, v. 3, n. 2, p. 22–29, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p22. Acesso em: 22 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p22

SCANTLEBURY, K.; GALLO-FOX, J.; WASSELL, B. Coteaching as a model for preservice secondary science teacher education. Teaching and Teacher Education, New York, v. 24, n. 4, p. 967-981, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2007.10.008

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The development of higher psychological processes. COLE, M.; JOHN-STEINER, V.; SCRIBNER, S.; SOUBERMAN, E. (Eds). London: Harvard University Press, 1979. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvjf9vz4

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

AUDI, Luciana Cristina da Costa; SCHEIDEGGER, Paulo Henrique; REIS, Fernanda. “ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: colaboração e extensão na formação de professores de Língua Inglesa. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 315–336, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50449. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos