“ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: colaboração e extensão na formação de professores de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336Palavras-chave:
Extensão, Formação de professores, Ensino ColaborativoResumo
O presente trabalho tem o intuito de analisar a formação de professores de Língua Inglesa na perspectiva colaborativa desenvolvida por meio de um projeto de extensão em uma universidade do interior do Estado da Bahia durante o período de isolamento da pandemia da Covid-19. Este estudo está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino Colaborativo (coensino e diálogos cogerativo) como metodologia de formação no projeto. Considerando a linguagem como mediadora de nossas práticas e constituintes de nossas identidades e subjetividades, utilizamos da Análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) para analisar a influência de tal metodologia para a formação inicial dos professores novatos envolvidos nas práticas de coensino no projeto de extensão Sala de Inglês, no Campus X da Universidade do Estado da Bahia. Nossas análises apontam para uma aprendizagem relacional da profissão docente, pela interação entre os sujeitos e pela aproximação da universidade com a comunidade. Esperamos com este estudo contribuir com reflexões sobre a formação inicial de professores e práticas pedagógicas mais situadas em seus contextos.
Downloads
Referências
AUDI, L. C. C. “E a gente perguntava também não só quem era a gente, mas o que a gente tava fazendo ali" a influência do coensino e diálogo cogerativo na formação de professores de línguas: um estudo de caso no PIBID - Inglês Campus X da UNEB. 2019. 244f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15042019-165510/pt-br.ph. Acesso em: 24 de maio de 2024.
AUDI, L. C. C.; PASSONI, T. P. Da Intencionalidade à Prática: colaboração na formação de professores de língua inglesa em um subprojeto PIBID. In: Rego, A. E. & Passos, M. B. de A. (orgs.). Iniciação à Docência: diálogos, memórias e experiências do PIBID UNEB. Salvador: EDUNEB, 2016, p. 142-159.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União – 26/06/2014 - Edição extra. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 22 de maio de 2024.
BRASIL. Resolução CNE/MEC Nº 07/2018 - Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União – 18/12/2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf Acesso em: 21 de junho de 2024.
DAGNINO, R. Como é a universidade de que o Brasil precisa? Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, S.P. v. 20, n. 2, p. 293-333, 2015. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/aval/a/CP5DRh6nPspXG3NtK3khjqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FORPROEX (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). XXXI Encontro Nacional do FORPROEX: Carta de Manaus. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-06-28-31o-Encontro-Nacional-Manaus.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.
FORPROEX (Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras). XLI Encontro Nacional do FORPROEX: Carta de Porto Seguro/BA. 2017. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Carta_Porto_Seguro-2017.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.
FORPROEX (Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras). LI Encontro Nacional do FORPROEX Carta de Belém do Pará. Data: 2023. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/wp-content/uploads/sites/8/2023/07/FORPROEX___CARTA_DE_BELEM__20232-1.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.
GIMENEZ, T. A formação de professores de línguas estrangeiras nos programas governamentais: integrando universidade e escola em comunidades de aprendizagem. In: FRADE, I. C. A. da S. et. al.(Org) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 614-632.
MATEUS, E. Atividade de Aprendizagem Colaborativa e Inovadora de Professores: ressignificando as fronteiras dos mundos universidade-escola. 2005. 331f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13711. Acesso em: 30 julho 2021.
MATEUS, E. Práxis colaborativa e as possibilidades de ser-com-o-outro. In: SCHETTINI, R. H. et al. (orgs.). Vygotsky: uma (Re)Visita no Início do Século XXI, São Paulo: Andross, 2009a, p. 17-52.
MATEUS, E. Em busca de outros modos de com-viver. In: MATEUS, E.; QUEVEDO-CAMARGO, G. ; GIMENEZ, T. (Org.) Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina: EDUEL. 2009b. p. 61-78 .
MATEUS, E.; EL KADRI, M. S.; GAFFURI, P. O que se pode ver da janela: uma análise do subprojeto de Letras-Inglês do programa PIBID. Revista Signum, Londrina: vol. 1, n.14, p. 363-386, jun. 2011. https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8488/pdf DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p363
Acesso em 21 de junho de 2024.
MOITA-LOPES, L. P. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA-LOPES, L.P. (Org) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
ROTH, W-R.; LAWLESS, D. V.; TOBIN, K. {Coteaching Ɩ Cogenertive Dialoguing} as Praxis of Dialectic Method. Forum Qualitative Social Research. Berlin, vol. 1, n. 3, art. 37, dec/2000.
ROTH, W.-M. Being and Becoming in the Classroom. Westport: Ablex Publishing, 2002. DOI: https://doi.org/10.5040/9798400617416
ROTH, W.-M.; TOBIN, K. Redesigning an "Urban" Teacher Education Program: An Activity Theory Perspective. Mind, Culture and Activity, v. 9, n. 2, 2002a. DOI: https://doi.org/10.1207/S15327884MCA0902_03
ROTH, W.-M.; TOBIN, K. At the Elbow of Another: Learning to Teach by Coteach-ing. New York: Peter Lang, 2002b.
ROTH, W.-M.; Doing Qualitative Research: Praxis of Method. Rotterdam: Sense Publishers, 2005. DOI: https://doi.org/10.1163/9789087901219
ROTH, W.-M.; TOBIN, K. (ed.). Teaching Together, Learning Together. New York: Peter Lang, 2005.
ROTH, W.-M. Neoformation: A dialectical approach to developmental change. Mind, Culture and Activity, v. 24, n. 4, p. 368–380. mai.2016. DOI: https://doi.org/10.1080/10749039.2016.1179327
SANTOS, M. S. F. dos; DE PINHO, M. J. A extensão universitária e sua contribuição na formação do estudante de graduação. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.61317. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/61317. Acesso em: 22 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v19.61317
RIBEIRO, J. S. C.; MILHOMEM, M. S. F. dos S. A Extensão Universitária em Tempos de Pandemia: a PROEX/UFT no enfrentamento da Covid-19. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, v. 3, n. 2, p. 22–29, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p22. Acesso em: 22 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p22
SCANTLEBURY, K.; GALLO-FOX, J.; WASSELL, B. Coteaching as a model for preservice secondary science teacher education. Teaching and Teacher Education, New York, v. 24, n. 4, p. 967-981, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2007.10.008
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The development of higher psychological processes. COLE, M.; JOHN-STEINER, V.; SCRIBNER, S.; SOUBERMAN, E. (Eds). London: Harvard University Press, 1979. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvjf9vz4
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana Cristina da Costa Audi, Paulo Henrique Scheidegger, Fernanda Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.