“ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: la colaboración y la extensión en la formación de maestros de Lengua Inglesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336

Palabras clave:

Extensión, Formación de maestros, Enseñanza colaborativa

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo analizar la formación de maestros de Inglés desde la perspectiva colaborativa desarrollada en un proyecto de extensión en una universidad del interior del Estado de Bahía durante el período de aislamiento por la pandemia de Covid-19. Este estudio se fundamenta en los presupuestos teórico-metodológicos de Enseñanza Colaborativa (coenseñanza y diálogos cogenerativos) como metodología de formación en el proyecto. Considerando el lenguaje como mediador de nuestras prácticas y constituyente de nuestras identidades y subjetividades, utilizamos el Análisis de contenido propuesto por Bardin (1977) para analizar la influencia de dicha metodología en la formación inicial de los profesores novatos involucrados en las prácticas de coenseñanza en el proyecto de extensión Sala de Inglés, en el Campus X de la Universidade do Estado de Bahia. Nuestros análisis señalan hacia un aprendizaje relacional de la profesión docente, a través de la interacción entre los sujetos y la aproximación de la universidad con la comunidad. Esperamos con este estudio contribuir con reflexiones sobre la formación inicial de profesores y prácticas pedagógicas más situadas en sus contextos.

Biografía del autor/a

Luciana Cristina da Costa Audi, Universidade Estadual de Santa Cruz

Luciana Cristina da Costa Audi é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Estudos da Linguagem, na área de Linguagem e Educação, pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Língua Inglesa e Licenciada em Letras, com habilitação em inglês e português com as respectivas literaturas na Universidade Estadual de Londrina. Foi bolsista CAPES - PDSE, por período parcial, no Programa de Doutorado Sanduíche na University of Victoria - UVic/ Canadá, sob supervisão do prof. Dr. Wolff-Michael Roth. Foi bolsista PAC-UNEB no período em que cursou o doutorado no Brasil. Possui experiência no Ensino Fundamental e Médio, Educação de jovens e adultos (EJA). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de línguas, Identidade de Professor e Ensino colaborativo. Seu foco de pesquisa está na Formação de Professores de Língua Inglesa. E-mail: lccaudi@uesc.br 

Paulo Henrique Scheidegger, Universidade do Estado da Bahia

Possui licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus X), onde desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica (2021- 2023), atuou como monitor de ensino (2019) e monitor de extensão (2020). Tem interesse em Linguística com ênfase nos temas: análise dialógica do discurso, teoria Bakhtiniana, ensino de pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros e formação de professores de inglês.

Fernanda Reis, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus X.

Citas

AUDI, L. C. C. “E a gente perguntava também não só quem era a gente, mas o que a gente tava fazendo ali" a influência do coensino e diálogo cogerativo na formação de professores de línguas: um estudo de caso no PIBID - Inglês Campus X da UNEB. 2019. 244f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15042019-165510/pt-br.ph. Acesso em: 24 de maio de 2024.

AUDI, L. C. C.; PASSONI, T. P. Da Intencionalidade à Prática: colaboração na formação de professores de língua inglesa em um subprojeto PIBID. In: Rego, A. E. & Passos, M. B. de A. (orgs.). Iniciação à Docência: diálogos, memórias e experiências do PIBID UNEB. Salvador: EDUNEB, 2016, p. 142-159.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União – 26/06/2014 - Edição extra. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 22 de maio de 2024.

BRASIL. Resolução CNE/MEC Nº 07/2018 - Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União – 18/12/2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf Acesso em: 21 de junho de 2024.

DAGNINO, R. Como é a universidade de que o Brasil precisa? Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, S.P. v. 20, n. 2, p. 293-333, 2015. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/aval/a/CP5DRh6nPspXG3NtK3khjqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). XXXI Encontro Nacional do FORPROEX: Carta de Manaus. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-06-28-31o-Encontro-Nacional-Manaus.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras). XLI Encontro Nacional do FORPROEX: Carta de Porto Seguro/BA. 2017. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Carta_Porto_Seguro-2017.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras). LI Encontro Nacional do FORPROEX Carta de Belém do Pará. Data: 2023. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/wp-content/uploads/sites/8/2023/07/FORPROEX___CARTA_DE_BELEM__20232-1.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

GIMENEZ, T. A formação de professores de línguas estrangeiras nos programas governamentais: integrando universidade e escola em comunidades de aprendizagem. In: FRADE, I. C. A. da S. et. al.(Org) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 614-632.

MATEUS, E. Atividade de Aprendizagem Colaborativa e Inovadora de Professores: ressignificando as fronteiras dos mundos universidade-escola. 2005. 331f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13711. Acesso em: 30 julho 2021.

MATEUS, E. Práxis colaborativa e as possibilidades de ser-com-o-outro. In: SCHETTINI, R. H. et al. (orgs.). Vygotsky: uma (Re)Visita no Início do Século XXI, São Paulo: Andross, 2009a, p. 17-52.

MATEUS, E. Em busca de outros modos de com-viver. In: MATEUS, E.; QUEVEDO-CAMARGO, G. ; GIMENEZ, T. (Org.) Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina: EDUEL. 2009b. p. 61-78 .

MATEUS, E.; EL KADRI, M. S.; GAFFURI, P. O que se pode ver da janela: uma análise do subprojeto de Letras-Inglês do programa PIBID. Revista Signum, Londrina: vol. 1, n.14, p. 363-386, jun. 2011. https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8488/pdf

Acesso em 21 de junho de 2024.

MOITA-LOPES, L. P. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA-LOPES, L.P. (Org) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

ROTH, W-R.; LAWLESS, D. V.; TOBIN, K. {Coteaching Ɩ Cogenertive Dialoguing} as Praxis of Dialectic Method. Forum Qualitative Social Research. Berlin, vol. 1, n. 3, art. 37, dec/2000.

ROTH, W.-M. Being and Becoming in the Classroom. Westport: Ablex Publishing, 2002.

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. Redesigning an "Urban" Teacher Education Program: An Activity Theory Perspective. Mind, Culture and Activity, v. 9, n. 2, 2002a.

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. At the Elbow of Another: Learning to Teach by Coteach-ing. New York: Peter Lang, 2002b.

ROTH, W.-M.; Doing Qualitative Research: Praxis of Method. Rotterdam: Sense Publishers, 2005.

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. (ed.). Teaching Together, Learning Together. New York: Peter Lang, 2005.

ROTH, W.-M. Neoformation: A dialectical approach to developmental change. Mind, Culture and Activity, v. 24, n. 4, p. 368–380. mai.2016.

SANTOS, M. S. F. dos; DE PINHO, M. J. A extensão universitária e sua contribuição na formação do estudante de graduação. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.61317. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/61317. Acesso em: 22 maio. 2024.

RIBEIRO, J. S. C.; MILHOMEM, M. S. F. dos S. A Extensão Universitária em Tempos de Pandemia: a PROEX/UFT no enfrentamento da Covid-19. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, v. 3, n. 2, p. 22–29, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p22. Acesso em: 22 de maio de 2024.

SCANTLEBURY, K.; GALLO-FOX, J.; WASSELL, B. Coteaching as a model for preservice secondary science teacher education. Teaching and Teacher Education, New York, v. 24, n. 4, p. 967-981, 2008.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The development of higher psychological processes. COLE, M.; JOHN-STEINER, V.; SCRIBNER, S.; SOUBERMAN, E. (Eds). London: Harvard University Press, 1979.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

AUDI, Luciana Cristina da Costa; SCHEIDEGGER, Paulo Henrique; REIS, Fernanda. “ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: la colaboración y la extensión en la formación de maestros de Lengua Inglesa. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 315–336, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50449. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.