“ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: collaborative teaching and outreach in English language teacher development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336

Keywords:

Outreach project, Teacher Education, Collaborative teaching

Abstract

This paper aims to analyze the English language teacher education from a collaborative perspective developed in an outreach project at a university in the interior of Bahia State during the Covid-19 pandemic isolation period. We based this study on the theoretical-methodological assumptions of Collaborative Teaching (coteaching and co-generative dialoguing) as a training methodology in the project. Considering language as a mediator of our practices and constituents of our identities and subjectivities, we use Content Analysis proposed by Bardin (1977) to analyze the influence of such methodology on the initial training of novice teachers involved into teaching in the Sala de Inglês extension project at Campus X of the Universidade do Estado da Bahia. Our analyses point to a relational learning of the teaching profession, through interaction between subjects and the university approach to the community. We hope this investigation will contribute to reflections on the initial teacher education and pedagogical practices more situated in their contexts.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Cristina da Costa Audi, State University of Santa Cruz

Luciana Cristina da Costa Audi é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Estudos da Linguagem, na área de Linguagem e Educação, pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Língua Inglesa e Licenciada em Letras, com habilitação em inglês e português com as respectivas literaturas na Universidade Estadual de Londrina. Foi bolsista CAPES - PDSE, por período parcial, no Programa de Doutorado Sanduíche na University of Victoria - UVic/ Canadá, sob supervisão do prof. Dr. Wolff-Michael Roth. Foi bolsista PAC-UNEB no período em que cursou o doutorado no Brasil. Possui experiência no Ensino Fundamental e Médio, Educação de jovens e adultos (EJA). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de línguas, Identidade de Professor e Ensino colaborativo. Seu foco de pesquisa está na Formação de Professores de Língua Inglesa. E-mail: lccaudi@uesc.br 

Paulo Henrique Scheidegger, Bahia State University

Possui licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus X), onde desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica (2021- 2023), atuou como monitor de ensino (2019) e monitor de extensão (2020). Tem interesse em Linguística com ênfase nos temas: análise dialógica do discurso, teoria Bakhtiniana, ensino de pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros e formação de professores de inglês.

Fernanda Reis, Bahia State University

Graduanda do curso de licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus X.

References

AUDI, L. C. C. “E a gente perguntava também não só quem era a gente, mas o que a gente tava fazendo ali" a influência do coensino e diálogo cogerativo na formação de professores de línguas: um estudo de caso no PIBID - Inglês Campus X da UNEB. 2019. 244f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15042019-165510/pt-br.ph. Acesso em: 24 de maio de 2024.

AUDI, L. C. C.; PASSONI, T. P. Da Intencionalidade à Prática: colaboração na formação de professores de língua inglesa em um subprojeto PIBID. In: Rego, A. E. & Passos, M. B. de A. (orgs.). Iniciação à Docência: diálogos, memórias e experiências do PIBID UNEB. Salvador: EDUNEB, 2016, p. 142-159.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União – 26/06/2014 - Edição extra. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 22 de maio de 2024.

BRASIL. Resolução CNE/MEC Nº 07/2018 - Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União – 18/12/2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf Acesso em: 21 de junho de 2024.

DAGNINO, R. Como é a universidade de que o Brasil precisa? Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, S.P. v. 20, n. 2, p. 293-333, 2015. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/aval/a/CP5DRh6nPspXG3NtK3khjqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). XXXI Encontro Nacional do FORPROEX: Carta de Manaus. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-06-28-31o-Encontro-Nacional-Manaus.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras). XLI Encontro Nacional do FORPROEX: Carta de Porto Seguro/BA. 2017. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Carta_Porto_Seguro-2017.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

FORPROEX (Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras). LI Encontro Nacional do FORPROEX Carta de Belém do Pará. Data: 2023. Disponível em: https://www2.uepg.br/proex/wp-content/uploads/sites/8/2023/07/FORPROEX___CARTA_DE_BELEM__20232-1.pdf Acesso em: 22 de maio de 2024.

GIMENEZ, T. A formação de professores de línguas estrangeiras nos programas governamentais: integrando universidade e escola em comunidades de aprendizagem. In: FRADE, I. C. A. da S. et. al.(Org) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 614-632.

MATEUS, E. Atividade de Aprendizagem Colaborativa e Inovadora de Professores: ressignificando as fronteiras dos mundos universidade-escola. 2005. 331f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13711. Acesso em: 30 julho 2021.

MATEUS, E. Práxis colaborativa e as possibilidades de ser-com-o-outro. In: SCHETTINI, R. H. et al. (orgs.). Vygotsky: uma (Re)Visita no Início do Século XXI, São Paulo: Andross, 2009a, p. 17-52.

MATEUS, E. Em busca de outros modos de com-viver. In: MATEUS, E.; QUEVEDO-CAMARGO, G. ; GIMENEZ, T. (Org.) Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina: EDUEL. 2009b. p. 61-78 .

MATEUS, E.; EL KADRI, M. S.; GAFFURI, P. O que se pode ver da janela: uma análise do subprojeto de Letras-Inglês do programa PIBID. Revista Signum, Londrina: vol. 1, n.14, p. 363-386, jun. 2011. https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8488/pdf DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p363

Acesso em 21 de junho de 2024.

MOITA-LOPES, L. P. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA-LOPES, L.P. (Org) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

ROTH, W-R.; LAWLESS, D. V.; TOBIN, K. {Coteaching Ɩ Cogenertive Dialoguing} as Praxis of Dialectic Method. Forum Qualitative Social Research. Berlin, vol. 1, n. 3, art. 37, dec/2000.

ROTH, W.-M. Being and Becoming in the Classroom. Westport: Ablex Publishing, 2002. DOI: https://doi.org/10.5040/9798400617416

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. Redesigning an "Urban" Teacher Education Program: An Activity Theory Perspective. Mind, Culture and Activity, v. 9, n. 2, 2002a. DOI: https://doi.org/10.1207/S15327884MCA0902_03

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. At the Elbow of Another: Learning to Teach by Coteach-ing. New York: Peter Lang, 2002b.

ROTH, W.-M.; Doing Qualitative Research: Praxis of Method. Rotterdam: Sense Publishers, 2005. DOI: https://doi.org/10.1163/9789087901219

ROTH, W.-M.; TOBIN, K. (ed.). Teaching Together, Learning Together. New York: Peter Lang, 2005.

ROTH, W.-M. Neoformation: A dialectical approach to developmental change. Mind, Culture and Activity, v. 24, n. 4, p. 368–380. mai.2016. DOI: https://doi.org/10.1080/10749039.2016.1179327

SANTOS, M. S. F. dos; DE PINHO, M. J. A extensão universitária e sua contribuição na formação do estudante de graduação. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.61317. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/61317. Acesso em: 22 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v19.61317

RIBEIRO, J. S. C.; MILHOMEM, M. S. F. dos S. A Extensão Universitária em Tempos de Pandemia: a PROEX/UFT no enfrentamento da Covid-19. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, v. 3, n. 2, p. 22–29, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p22. Acesso em: 22 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p22

SCANTLEBURY, K.; GALLO-FOX, J.; WASSELL, B. Coteaching as a model for preservice secondary science teacher education. Teaching and Teacher Education, New York, v. 24, n. 4, p. 967-981, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2007.10.008

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The development of higher psychological processes. COLE, M.; JOHN-STEINER, V.; SCRIBNER, S.; SOUBERMAN, E. (Eds). London: Harvard University Press, 1979. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvjf9vz4

Published

2024-06-30

How to Cite

AUDI, Luciana Cristina da Costa; SCHEIDEGGER, Paulo Henrique; REIS, Fernanda. “ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: collaborative teaching and outreach in English language teacher development . Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 315–336, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50449. Acesso em: 21 nov. 2024.