El curso “Aspectos de la Cultura Brasileña” del Programa de Portugués para Extranjeros de la Universidad xxx

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345

Palabras clave:

Portugués como lengua adicional, cultura brasileña, interculturalidad

Resumen

Este trabajo, inscripto en el ámbito de la Lingüística Aplicada, tiene el objetivo de presentar el curso “Aspectos de la Cultura Brasileña”, ofrecido por el Programa de Portugués para Extranjeros de la Universidad xxx. El curso, que se centra en aspectos culturales de las diferentes regiones de Brasil por medio de géneros discursivos, integra las acciones de enseñanza de la institución dirigidas a la internacionalización. Presentamos los presupuestos teórico-metodológicos que basan el curso para que, entonces, analicemos las tareas de un ejemplar de plan de clase. Buscamos, a partir de la reflexión acerca de nuestro contexto y prácticas de enseñanza y aprendizaje, contribuir con las discusiones del área de Portugués como Lengua Adicional con respecto a la actividad docente y a la construcción de tareas.

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Biografía del autor/a

Lucas Röpke da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Letras Português e Espanhol (licenciatura) pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista/professor do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFPel durante os quatro anos de graduação. Atualmente, é aluno do curso de Letras - Mestrado Acadêmico na UFPel na linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino. Seus principais interesses são: Português como Língua Adicional (PLA) e ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

Vanessa Doumid Damasceno, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Letras. É professora na Universidade Federal de Pelotas no Centro de Letras e Comunicação, CLC. Coordena o Projeto Estratégico Português para Estrangeiros na UFPEL e o Exame Celpa-Bras na Instituição. Desenvolve pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: formação de professores e português como língua adicional. 

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Franciscana (UFN). É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, voltam-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

Helena Rezende Ramires, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (2014), Mestra em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2016), Especialista em Docência da Língua Portuguesa para Estrangeiros pelo Centro Universitário Internacional (2022) e graduanda em Letras - Português e Francês pela Universidade Federal de Pelotas.

Citas

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

RÖPKE DA SILVA, L.; DOUMID DAMASCENO, V.; SELBACH, H. V.; REZENDE RAMIRES, H. El curso “Aspectos de la Cultura Brasileña” del Programa de Portugués para Extranjeros de la Universidad xxx. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 327–345, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49483. Acesso em: 21 may. 2024.