The “Aspects of Brazilian Culture” course of the Portuguese for Foreigners Program at xxx

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345

Keywords:

portuguese as an additional language, Brazilian culture, interculturality

Abstract

This work aims at presenting the Aspectos da Cultura Brasileira [Aspects of Brazilian Culture] course offered by the Portuguese for Foreigners Program at University xxx. The course, which focuses on cultural aspects of the different regions of Brazil through discursive genres, is part of the institution's teaching actions aimed at internationalization, welcoming, and education in Portuguese for speakers of other languages. The theoretical-methodological frameworks that support the course are presented, and then the tasks of an exemplar lesson plan on the Midwest region are analyzed. The plan constitutes an exemplar of teaching action that provides students with the opportunity to engage in social practices consistent with the notion of inseparability between language and culture. From the reflection on the specific teaching and learning practices of the described setting, it is expected to contribute to the discussions in the field of Portuguese as an Additional Language concerning teaching activity and the design of tasks.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Röpke da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Letras Português e Espanhol (licenciatura) pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista/professor do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFPel durante os quatro anos de graduação. Atualmente, é aluno do curso de Letras - Mestrado Acadêmico na UFPel na linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino. Seus principais interesses são: Português como Língua Adicional (PLA) e ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

Vanessa Doumid Damasceno, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Letras. É professora na Universidade Federal de Pelotas no Centro de Letras e Comunicação, CLC. Coordena o Projeto Estratégico Português para Estrangeiros na UFPEL e o Exame Celpa-Bras na Instituição. Desenvolve pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: formação de professores e português como língua adicional. 

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Franciscana (UFN). É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, voltam-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

Helena Rezende Ramires, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (2014), Mestra em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2016), Especialista em Docência da Língua Portuguesa para Estrangeiros pelo Centro Universitário Internacional (2022) e graduanda em Letras - Português e Francês pela Universidade Federal de Pelotas.

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe. A elaboração de tarefas de compreensão oral para o ensino de português como língua adicional em níveis iniciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/23027. Acesso em: 19 dez. 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. [1979], 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento base do exame Celpe-Bras [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/acervocelpebras/wp-content/uploads/2021/12/Documento-base-do-exame-Celpe-Bras-2020.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

DAMASCENO, Vanessa Doumid; SELBACH, Helena Vitalina. O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA. Entretextos, v. 21, n. 3 Esp., p. 151-162, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44685/30931. Acesso em: 19 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151

FERNANDES, Maria Cristina. O poder discursivo do rock brasileiro na mídia em Pais e filhos. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP/Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89426. Acesso em: 27 nov. 2023.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria; SIMÕES, Luciene Juliano. Educação linguística e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. In: RIO GRANDE DO SUL. Referencial curricular - Lições do Rio Grande: linguagens, códigos e suas tecnologias, língua portuguesa e literatura, língua estrangeira moderna. v. 1. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico, 2009, p. 51-123. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

KILLNER, Mariana; JUNG, Neiva Maria. Letramento acadêmico em contexto de ensino de português como PLE/PLA: uma análise da unidade didática Artigo Acadêmico. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33235, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33235. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33235. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33235

MARQUES, Aline Aurea Martins; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Português como Língua Adicional nas universidades federais brasileiras: Um perfil da área. Letras de Hoje, [S. l.], v. 55, n. 4, p. e38778, 2020. DOI: 10.15448/1984-7726.2020.4.38778. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/38778. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38778

MENDES, Edleise. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. Revista EntreLinguas, v. 1, n. 2, p. 203–222, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8060. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8060. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8060

PARISOTTO, Ana Paula; SCHLATTER, Margarete. Canção brasileira em Português como Língua Adicional: uma abordagem de ensino da MPB como um gênero híbrido. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 208-241, 2020. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/9b13bb9ce833dedcd6eed44ee7802b01.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Oficina(s) do Professor de Língua Portuguesa. Campinas: Pontes Editores, 2017.

RIBEIRO, Gabriela Castelo Branco; DE SOUZA, José Peixoto Coelho. As oficinas e o festival de cultura e música brasileira da Universidade de Glasgow como iniciativa de promoção e integração cultural. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33236, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33236. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33236. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33236

SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva; COSTA, Everton Vargas da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 489-508, 2020. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/3979a6ecf118d99835787c92b01de296.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro de Moraes; SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi. O papel da interação na pesquisa sobre aquisição e uso de língua estrangeira: implicações para o ensino e para a avaliação. Letras de Hoje, v. 39, n. 3, p. 345-378, 2004. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/13928. Acesso em: 19 dez. 2023.

SCHOFFEN, Juliana Roquele; MARTINS, Alexandre Ferreira. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. ReVEL, v. 14, n. 26, p. 271-302, 2016. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/c35e818efe36c34dda7b55fdcf72b0fe.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

TIMBONI, Kétina Allen da Silva; RUPERT, Andrea de Araújo; SCHLATTER, Margarete. Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI): materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33348, 2019. DOI: 10.15448/2178-3640.2019.1.33348. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/33348. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33348

Published

2023-12-31

How to Cite

RÖPKE DA SILVA, Lucas; DOUMID DAMASCENO, Vanessa; SELBACH, Helena Vitalina; REZENDE RAMIRES, Helena. The “Aspects of Brazilian Culture” course of the Portuguese for Foreigners Program at xxx. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 327–345, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p327-345. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49483. Acesso em: 24 nov. 2024.