O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, Ensino, Educação de professores

Resumo

Inscrito no escopo da Linguística Aplicada, este artigo objetiva traçar um histórico das ações promovidas pelo Programa Português para Estrangeiros (PPE) desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas a fim de contribuir com o debate sobre a construção da área de ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) a partir de contextos e práticas situadas. Apresentamos um panorama das ações realizadas, das temáticas abordadas e dos pressupostos que embasam as práticas no PPE, como os Novos Estudos de Letramento, a fim de discutir as contribuições do Programa para a formação/educação de professores na área de Português como Língua Adicional (PLA). Para tanto, realizamos um levantamento das edições e dos cursos ofertados pelo PPE. Os resultados indicam que o Programa subsidia a formação/educação de professores para a atuação na área de PLA, ainda tão escassa em Cursos de Letras no Brasil, na medida em que os discentes têm a oportunidade de participar em variadas ações formativas. Com a oferta e construção dos cursos, o PPE busca não somente qualificar os discentes que têm a possibilidade de futura atuação na área, mas também incentivar a reflexão sobre a atividade docente em PLA e sobre as especificidades que dela fazem parte.

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Biografia do Autor

Vanessa Doumid Damasceno, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutorado em Letras. Professora na Universidade Federal de Pelotas.

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

DAMASCENO, V. D.; SELBACH, H. V. O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 151–162, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44685. Acesso em: 30 abr. 2024.

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