O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, Ensino, Educação de professores

Resumo

Inscrito no escopo da Linguística Aplicada, este artigo objetiva traçar um histórico das ações promovidas pelo Programa Português para Estrangeiros (PPE) desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas a fim de contribuir com o debate sobre a construção da área de ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) a partir de contextos e práticas situadas. Apresentamos um panorama das ações realizadas, das temáticas abordadas e dos pressupostos que embasam as práticas no PPE, como os Novos Estudos de Letramento, a fim de discutir as contribuições do Programa para a formação/educação de professores na área de Português como Língua Adicional (PLA). Para tanto, realizamos um levantamento das edições e dos cursos ofertados pelo PPE. Os resultados indicam que o Programa subsidia a formação/educação de professores para a atuação na área de PLA, ainda tão escassa em Cursos de Letras no Brasil, na medida em que os discentes têm a oportunidade de participar em variadas ações formativas. Com a oferta e construção dos cursos, o PPE busca não somente qualificar os discentes que têm a possibilidade de futura atuação na área, mas também incentivar a reflexão sobre a atividade docente em PLA e sobre as especificidades que dela fazem parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Doumid Damasceno, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutorado em Letras. Professora na Universidade Federal de Pelotas.

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

LEA, Mary R.; STREET, Brian V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Dorchester on Thames, v. 23, n. 2, p. 157–172, 1998.

LILLIS, Teresa; SCOTT, Mary. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideo- logy and strategy. Journal of Applied Linguistics, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 5–32, 2007.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Teoria Sociocultural. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 127-140.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Língua Portuguesa e Literatura; Língua Estrangeira Moderna. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 1. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva; COSTA, Everton Vargas da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. ReVEL, [s. l.], v. 18, n. 35, p. 489-508, 2020.

UFPel - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Resolução n. 06/2018, de 21 de abril de 2018. aprova o plano de planejamento estratégico de internacionalização da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, 2018. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2018/06/SEI_Resolu%C3%A7%C3%A3o-062018.pdf. Acesso em: 5 out. 2021.

UFPel - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Resolução nº 01/2020, de 20 de fevereiro de 2020. Institui a política linguística da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas: Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, 2020. Disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2020/03/Res.-01.2020-Politica-Linguistica-Institucional-da-UFPel.pdf. Acesso em: 5 out. 2021.

WENGER, Etienne; MCDERMOTT, Richard A.; SNYDER, William Snyder . Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

DAMASCENO, Vanessa Doumid; SELBACH, Helena Vitalina. O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 151–162, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44685. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)